Pesquisa do IBGE revela queda acentuada na produção industrial no País em abril   - Revista Anamaco

Economia

Pesquisa do IBGE revela queda acentuada na produção industrial no País em abril  

Texto: Redação Revista Anamaco

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje, (03 de junho), os dados referentes à Pesquisa Industrial Mensal (PIM). Segundo o estudo, em abril, a produção industrial recuou  18,8% frente a março, na série com ajuste sazonal, o que representa a queda mais acentuada desde o início da série histórica, em 2002, refletindo os efeitos do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.
Esse é o segundo mês seguido de queda na produção, acumulando nesse período perda de 26,1%. Em relação a abril de 2019 (série sem ajuste sazonal), a indústria recuou 27,2%, sexta queda consecutiva e o recorde negativo da série histórica nessa comparação. No ano, a indústria acumulou redução de 8,2% e, em 12 meses, a desaceleração é de 2,9%.
A queda de março para abril refletiu na expansão do número de segmentos com taxas negativas, que atingiram todas as quatro grandes categorias econômicas e 22 dos 26 ramos pesquisados, evidenciando o aprofundamento das paralisações em diversas plantas industriais, devido ao isolamento social por conta da pandemia de coronavírus.
Ainda na série com ajuste sazonal, a evolução do índice de média móvel trimestral para o total da indústria caiu 8,8% no trimestre encerrado em abril frente ao nível do mês anterior, intensificando o recuo de 2,4% verificado no mês anterior, mantendo, dessa forma, a trajetória predominantemente descendente iniciada em outubro de 2019. A queda observada nesse mês foi a mais acentuada desde o início da série histórica.
A produção de bens intermediários reduziu 17,1% em abril, segunda taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e a mais intensa desde fevereiro de 2009 (-19,8%). Fazendo parte dessa categoria econômica, o segmento de insumos típicos para construção civil recuou 33,7%.

Foto: Adobe Stock

 

 

Pesquisa do IBGE revela queda acentuada na produção industrial no País em abril   
Compartilhe esse post:

Comentários