Pesquisa mostra que 23 de 29 setores industriais estão confiantes em agosto - Revista Anamaco

Desempenho industrial

Pesquisa mostra que 23 de 29 setores industriais estão confiantes em agosto

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de agosto mostra que 23 de 29 setores industriais, de todos os portes de indústria e quatro regiões do Brasil, com exceção do Sul, estão confiantes. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a confiança está disseminada no setor industrial.
Com a melhora no ânimo, o índice subiu em 20 setores, incluindo quatro setores da indústria que passaram do patamar de falta de confiança para a confiança: Metalurgia, Produtos de metal, Móveis e Veículos automotores. 
A confiança recuou em oito setores, entre eles, o Têxtil cruzou a linha da confiança para a falta de confiança. Saiu de 52 pontos para 49,3 pontos. No setor de Calçados e suas partes, o ICEI permaneceu estável em 52,1 pontos.  O ICEI varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança e abaixo de 50 pontos indicam desconfiança.
Na avaliação de Larissa Nocko, economista da CNI, entre os fatores que influenciaram o resultado do indicador estão o primeiro corte da taxa básica de juros, anunciado no início de agosto; a perspectiva de trajetória de queda da Selic ao longo do segundo semestre; além do desempenho positivo no varejo, no setor de serviços e no mercado de trabalho formal. 
De acordo com o estudo, a maior alta da confiança ocorreu na Região Centro-Oeste na passagem de julho para agosto, com aumento de 3,1 pontos. Também houve forte avanço nas regiões Nordeste, com alta de 2,3 pontos, e no Sudeste, onde o ICEI Setorial subiu 2,2 pontos. 
A melhora do indicador foi mais moderada nas regiões Sul, com alta de 1,1 ponto, e Norte, onde subiu 0,9 ponto. A região Sul é a única com falta de confiança, mas o indicador está em 49,9 pontos, bem perto da linha de corte e próxima dos 50 pontos.
A pesquisa entrevistou 1.963 empresários entre os dias 01 e 09 de agosto.

Foto: Adobe Stock

Pesquisa mostra que 23 de 29 setores industriais estão confiantes em agosto
Compartilhe esse post:

Comentários