Pesquisa mostra que brasileiro deve realizar alguma reforma este ano
Texto: Redação Revista Anamaco
Dados da pesquisa “Construshoppers”, conduzido pela joint venture Juntos Somos Mais em parceria com a Opinion Box, revelam que, aproximadamente, um terço da população brasileira pretende executar algum tipo de obra ou modificação em seus imóveis até dezembro.
O estudo mapeou as preferências dos consumidores e os resultados mostram que os banheiros ocupam o primeiro lugar nas intenções de reforma, representando 32% das respostas, seguidos pelos quartos, com 31,4%. “São espaços que unem conforto e necessidade. O quarto é um refúgio pessoal e pintá-lo, por exemplo, traz bem-estar imediato a um custo acessível. Já o banheiro, devido ao uso intenso, demanda reparos práticos, como substituição de torneiras e correção de infiltrações”, analisa Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais. No recorte sobre demanda de material de construção e reforma, as tintas lideram as intenções de compra com 57,7% das menções, seguidas por cimento (45,5%) e torneiras (44,7%). Rejunte (41,1%) e chuveiros (40,8%) completam o ranking dos cinco itens mais demandados.
Outro aspecto revelado pela pesquisa aponta que as classes D e E - famílias com renda de até um salário mínimo e famílias cujos ganhos não chegam a um salário mínimo por mês, respectivamente - demonstram maior interesse em reformas domésticas.
Essas camadas da população representam 35,5% do total de famílias que planejam obras em 2025, sendo que 40% dos entrevistados desse grupo já iniciaram o planejamento financeiro necessário para a realização da reforma. “Para as classes mais populares, as reformas são mais necessidade do que luxo”, pontua Juliana.
A pesquisa ainda demonstrou como a influência de recomendações pessoais é determinante nas decisões de compra: 25,9% dos entrevistados baseiam suas escolhas de marcas de material para reforma em sugestões de amigos, familiares e conhecidos. A propaganda exerce maior impacto entre homens (11,4%) comparativamente às mulheres (7,6%).
Foto: Adobe Stock