PIB da construção cresce 1,3% no terceiro trimestre de 2025, revela IBGE
Texto: Redação Revista Anamaco
O Produto Interno Bruto (PIB) da construção aumentou 1,3% no terceiro trimestre em relação ao período de abril a junho. No acumulado dos primeiros nove meses deste ano, sobre o mesmo período de 2024, o PIB do setor cresceu 1,7%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, foi registrado crescimento de 2%, desempenho, de acordo com o IBGE, evidenciado pelo aumento da ocupação e da massa salarial real. Já em relação aos quatro trimestres encerrados em setembro com o mesmo período imediatamente anterior, o PIB da construção registra elevação de 2,5%.
De acordo com Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, esses dados mostram a manutenção da trajetória de desaceleração do ritmo de crescimento do segmento. “A atividade da construção ainda evoluía até setembro, como demonstravam os números do emprego no setor, porém menos do que o forte crescimento registrado em 2024, em função dos juros elevados, que inibiram novas contratações de obras por parte de investidores e famílias. Em outubro, registramos mais demissões do que contratações”, comenta o executivo.
Foto: Adobe Stock




|| Orgulhosamente desenvolvida por 