Empresas

PPG celebra os 157 anos de Sumaré com novas ações sociais, ambientais e culturais

Texto: Redação Revista Anamaco

Com sua principal operação no Brasil instalada em Sumaré, no interior paulista, a PPG participa, ativamente, da rotina do município. Desde que se estabeleceu na cidade, em meados dos anos 1990, a população acompanha, além da atuação industrial da companhia, o fortalecimento de iniciativas que promovem educação, sustentabilidade, cultura e qualidade de vida
Raquel Klemz, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da empresa, frisa que essas ações ganham ainda mais destaque este ano, com projetos inéditos e a continuidade de parcerias que fazem parte do dia a dia da comunidade. “Ao investir em frentes como transformação urbana, educação e apoio à cultura e esporte, a PPG reafirma sua dedicação com o desenvolvimento de Sumaré de forma integrada à vida da cidade e de sua população”, pontua.
Segundo ela, entre as iniciativas inéditas deste ano está o patrocínio do projeto As Cores e a Cidade, por meio da Lei do Incentivo à Cultura. Com realização pela Produtora Cultural Renovarte, a iniciativa foi idealizada para transformar a paisagem urbana dos bairros São Judas Tadeu e Jardim Aclimação.
A proposta é revitalizar os mais de 40 muros da região, cobrindo cerca de 400m com arte urbana criada por 30 artistas de Sumaré e outras localidades. A ação de pintura será iniciada por funcionários voluntários da empresa e culminará em um festival cultural aberto à comunidade, que acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro. O projeto inclui, ainda, a promoção de oficinas de grafite para moradores dos bairros vizinhos, promovendo também a participação da população local na transformação do espaço.
A gerente acrescenta que, além da arte, a atuação da PPG também se estende para o fomento da educação de milhares de jovens. Em parceria com a Junior Achievement, mais de 16 mil estudantes da região participaram de programas que promovem inovação, empreendedorismo e educação financeira, contando com o engajamento de centenas de voluntários da companhia. 
Outro destaque é o projeto Minas em Tech, que chega à sua quarta edição na cidade. Realizado em parceria com a Casa Hacker, o programa oferece formação tecnológica gratuita para meninas de escolas públicas. Este ano, 20 alunas da Escola Estadual Maria de Lourdes Martins, no Jardim Maria Antônia, participam de aulas no contraturno escolar com conteúdo sobre programação, eletrônica, inteligência artificial, robótica e Design Thinking, totalizando 80 alunas beneficiadas, desde o lançamento do programa, em 2022.
Além das iniciativas educacionais, a PPG aposta em projetos que promovem saúde, bem-estar e integração social por meio do esporte. Em 2025, a companhia renova o patrocínio, via Lei de Incentivo ao Esporte, do 11º Circuito de Corrida e Caminhada de Sumaré, que reúne cerca de 1.300 participantes em provas de 5 km (corrida) e 3 km (caminhada), incentivando a prática esportiva e a qualidade de vida na comunidade. “Ao promovermos arte, educação, cultura e esporte, apoiamos o desenvolvimento da cidade que abriga nossa maior operação no País. Além disso, essa é uma forma de cuidar das comunidades que nos rodeiam e reforçar o poder transformador da união entre as empresas, o terceiro setor e a população, capaz de inspirar as próximas gerações e colaborar com o futuro da cidade que escolhemos como sede”, finaliza.

Foto: Divulgação

PPG celebra os 157 anos de Sumaré com novas ações sociais, ambientais e culturais
Compartilhe esse post:

Comentários