Programa Paraná Energia Sustentável pretende ampliar acesso à energia solar - Revista Anamaco

Energia solar

Programa Paraná Energia Sustentável pretende ampliar acesso à energia solar

Texto: Redação Revista Anamaco

O Programa Paraná Energia Sustentável, lançado em julho pelo Governo do Estado, pretende ampliar o acesso às tecnologias de geração renovável de eletricidade, como a solar fotovoltaica, para os consumidores residenciais, pequenos negócios e produtores rurais da região.
Liciany Ribeiro, coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) no Paraná, avalia que a medida deverá permitir benefícios econômicos, sociais e ambientais para o Estado, bem como reforçar a presença do setor solar na região, com mais oportunidades de emprego e renda para a população. “Políticas públicas para acelerar as energias renováveis contribuem para a solução da crise hídrica que o País enfrenta”, diz.
Segundo ela, um dos principais benefícios de sistemas fotovoltaicos é a redução de gastos com energia elétrica, sobretudo nas pequenas propriedades rurais, setor de extrema importância na economia paranaense. “O Paraná tem um potencial imenso e ainda pouco aproveitado neste segmento. Além de reduzir gastos com eletricidade, a energia solar contribui com o meio ambiente, alivia a pressão sobre os recursos hídricos e aumenta a competividade dos produtores rurais. Isso se reverte em alimentos mais baratos na mesa.
Na análise do presidente executivo da Associação, Rodrigo Sauaia, o compromisso de desburocratização e ampliação das renováveis do programa são passos importantes para a atração de novos projetos e investimentos em energia solar no Estado. “A agilidade no licenciamento ambiental diminui custos e traz ganhos de competitividade aos projetos, otimizando e reduzindo o tempo para a implantação dos sistemas solares”, comenta. “A medida também serve de inspiração para os demais estados brasileiros, no sentido de promover o uso de uma energia limpa e acessível aos consumidores”, conclui.

Foto: Divulgação

Programa Paraná Energia Sustentável pretende ampliar acesso à energia solar
Compartilhe esse post:

Comentários