Projeto “Caminhada para Aterro Zero”, da Sika Brasil, ganha prêmio ambiental
Texto: Redação Revista Anamaco
O projeto “Caminhada para Aterro Zero”, de compostagem e coprocessamento de resíduos desenvolvido pela Sika Brasil, venceu a edição 2024 do Energy Globe Award, considerado o prêmio de sustentabilidade mais importante do mundo. A empresa foi reconhecida na categoria Terra. A premiação foi realizada em junho, em Osasco (SP). A iniciativa, implementada nas fábricas de Osasco (SP) e Lençóis Paulista (SP), visa eliminar o envio de resíduos para aterros sanitários por meio de um modelo inovador de gestão.
Kelly Santos, gerente de SGI e Meio Ambiente da empresa, conta que a taxa de reciclagem da companhia passou de 44%, em 2022, para 53% em 2023, com a meta de alcançar 70% em 2024 e atingir 100% nos próximos anos.
As ações do projeto incluem compostagem de resíduos orgânicos, coprocessamento e parcerias estratégicas para reciclagem. “Estou bem feliz pela premiação do nosso programa de sustentabilidade, um reflexo do empenho e dedicação de um time multidisciplinar e da adesão entusiástica de todos os colaboradores das filiais envolvidas. Esse reconhecimento celebra nossas conquistas nos inspira a continuar avançando, sempre em busca de ações ainda mais eficazes em prol da preservação e cuidado ambiental. Juntos, estamos construindo um futuro mais sustentável”, afirma a gerente.
Kelly explica que, na unidade de Osasco, a empresa implantou a compostagem de resíduos orgânicos que, em 2023, permitiu o reaproveitamento de seis das 22 toneladas geradas, reduzindo em 30% o volume enviado para aterros. Em 2024, a meta era compostar 100% dos resíduos orgânicos gerados na planta. Já o coprocessamento de resíduos, que os destina para fornos de produção de cimento, foi responsável por reciclar cerca de 60% do total de resíduos gerados pela unidade no último ano.
Em Lençóis Paulista, a Sika fortaleceu sua atuação social e ambiental por meio de uma parceria com a ONG ADEFILP, que promove a inclusão de pessoas com deficiência física e obtém parte de sua renda por meio da reciclagem de materiais. Desde o início da parceria, em 2014, mais de 500 toneladas de resíduos já foram destinadas à organização.
O Energy Globe Award é realizado há mais de 20 anos e premia projetos sustentáveis que oferecem soluções inovadoras para problemas ambientais. Na edição de 2024, mais de 30 mil projetos de 180 países participaram da competição, divididos nas categorias Água, Terra, Fogo, Ar e Juventude. “Temos orgulho em aplicar a economia circular em nossos processos e isso está totalmente alinhado a estratégia global da Sika. Nosso programa traz excelentes resultados na redução dos resíduos e aumento da reciclabilidade. Esse reconhecimento é uma prova do nosso compromisso com a gestão ambiental e soluções inovadoras para um mundo mais sustentável. Sustentabilidade não é uma escolha.”, diz Michelle Nespoli, gerente de ESG Latam da Sika.
Em 2023, a Sika Brasil foi premiada na categoria Água com o projeto “Reuso de Água na Sika Brasil”, focado em tratamento e reutilização de água em algumas plantas da empresa no País.
Foto: Divulgação