Prysmian vende sistema de cabos de alta tensão para Usina Hidrelétrica Jupiá - Revista Anamaco

Empresas

Prysmian vende sistema de cabos de alta tensão para Usina Hidrelétrica Jupiá 

Texto: Redação Revista Anamaco

O Grupo Prysmian anuncia a primeira venda de um sistema de cabos elétricos de alta tensão, produzido e homologado no Brasil. A empresa vai fornecer 3 km de cabos para a Usina Hidroelétrica Jupiá, instalada no Rio Paraná na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Em operação desde 1969 e, atualmente, sob concessão da CTG Brasil, a UHE Jupiá possui capacidade instalada de 1.551,2 MW. Em média, gerou em 2022 energia suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 1,9 milhão de habitantes. 
Com tensão máxima de 145 kV, seção nominal de 500 mm², condutores de cobre e isolamento em XLPE, o novo cabo vai conectar a eclusa à subestação da usina, substituindo um antigo cabo de óleo fluído (OF). 
O escopo do acordo mescla o fornecimento de produtos e serviços, contemplando projeto executivo, fabricação, entrega, instalação e comissionamento do sistema. A conclusão está prevista para novembro de 2023. 
Daniel Azevedo, responsável pela unidade de negócios de alta tensão do Grupo Prysmian, explica que a ampliação e modernização do parque fabril de Poços de Caldas (MG) permite que o Grupo, agora, forneça projetos sofisticados de alta tensão como esse, com mão de obra, pesquisa e desenvolvimento totalmente local. “Isso é um grande diferencial competitivo para a Prysmian no mercado de alta tensão. A fabricação e homologação local reduzem, de forma significativa, os elevados custos de transporte marítimo internacional e o tempo de entrega dos projetos. Além disso, a carga tributária fica menor para produtos fabricados localmente”, explica.

Foto: Divulgação

Prysmian vende sistema de cabos de alta tensão para Usina Hidrelétrica Jupiá 
Compartilhe esse post:

Comentários