Queda no consumo
Texto: Redação Revista Anamaco
Em maio, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apresentou leve retração de 0,2% frente a abril, alcançando 104,2 pontos. Apesar de permanecer acima da zona de satisfação (100 pontos), esse é o quarto recuo consecutivo, sinalizando um enfraquecimento gradual da confiança das famílias no ambiente de consumo.
Em relação ao mesmo período de 2024, o ICF acumula queda de 4,6%, evidenciando o impacto da conjuntura econômica sobre o comportamento do consumidor.
Na análise da entidade, o ICF reflete o ambiente macroeconômico desafiador enfrentado pelas famílias brasileiras. A política monetária, ainda mantém os juros em patamar elevado, limitando a expansão do crédito e pressionando o consumo. A inflação ainda é persistente e soma-se a isso o ambiente de incerteza fiscal, decorrente de uma política fiscal expansionista, com aumento de gastos públicos e pressões sobre o arcabouço fiscal.
O estudo tem como objetivo produzir um indicador com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.
Os dados foram coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
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