Recorde de vendas de tintas em 2024
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), o ano de 2024 fechou com um resultado recorde para o mercado brasileiro de tintas imobiliárias, superando todas as previsões.
Segundo a entidade, o ritmo de vendas se manteve forte ao longo do ano, levando o volume total a 1,490 bilhão de litros - 83 milhões de litros a mais do que no ano anterior, o que representa um crescimento de 5,9% - percentual que supera inclusive o de 2021 (5,8%), considerado um ano “fora da curva” pelo setor. “Um dos motivos para esse bom desempenho é a consolidação da tendência de cuidar da casa, tornando-a um local de conforto, refúgio e bem-estar, que vem desde a pandemia. Junta-se a essa tendência o aumento da confiança do consumidor no futuro (com maior segurança em relação ao emprego e à renda), que é essencial para que ele decida investir na pintura do seu imóvel”, explica Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati.
O grande destaque no ano foi a Região Sul, onde as vendas cresceram 13,2% na comparação com 2023. As regiões Norte (+8,9%) e Nordeste (+7,9%) também tiveram incremento expressivo. Para este ano, a expectativa da Abrafati é de alta das vendas em ritmo menor, na faixa de 2,0% a 2,5%. “Esperamos que seja mais um bom ano. Porém, as previsões para a economia brasileira são de desaceleração, o que afeta todos os setores e acaba por ter impacto no nível de confiança do consumidor, que é essencial para a venda de tintas”, finaliza Cornacchioni.
Foto: Adobe Stock