Sustentabilidade

Roca Brasil elimina o uso de copos descartáveis em uma de suas unidades

Texto: Redação Revista Anamaco

A utilização do copo plástico ainda é recorrente na rotina dos brasileiros, que o relacionam à economia de água utilizada na lavagem. Todavia, o que ainda não é dimensionado por todos é o impacto ambiental que o produto gera ao planeta. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe), estima-se que no Brasil são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, em um montante que corresponde a 1.500 toneladas diárias de resíduos.
Consciente de seu papel com as questões relativas ao meio ambiente, a unidade fabril da Roca Brasil em Serra, no Espírito Santo, desenvolveu um projeto para eliminar sua utilização nas três áreas: administrativa, fábrica e refeitório.
Convictos da importância de reduzir o lixo não orgânico produzido pela planta, o projeto partiu da observação do alto consumo de copos plásticos descartáveis utilizados anualmente. Com base no acompanhamento de consumo, em 2017 os mais de 450 colaboradores da unidade utilizaram um volume de 886 mil copos, refletindo em um gasto anual de R$ 45 mil.
Essa avaliação deixou bastante sensibilizada a liderança da companhia. Assim, o projeto de substituição do copo descartável foi liderado pelas áreas de Meio Ambiente e Recursos Humanos e teve como ponto de partida a conscientização quanto ao consumo excessivo na unidade. Por meio da sensibilização, os colaboradores foram informados sobre a relevância do projeto para a sustentabilidade do planeta.
Para tanto, foram apresentados dados que envolvem a produção dos copos: utilização de matéria-prima derivada do petróleo, energia empregada em sua produção e a difícil aceitação dos copos no mercado de reciclagem.
A unidade empregou como estratégia a comunicação visual com banners em pontos estratégicos como a entrada da fábrica e bebedouros, além da comunicação interna em murais e os aparelhos de televisão instalados por toda a planta.
Além dessas ações, o projeto envolveu uma série de encontros promovidos pelos integrantes do comitê de comunicação com as turmas de colaboradores em eventos como a SIPAT.
Para a efetividade do projeto, a empresa investiu na compra de 400 copos de acrílico adesivadas, bem como a compra e adequações nos bebedouros com a substituição dos bicos, em um investimento aproximado de R$ 3 mil.
Com a efetivação das fases de implantação, o parque fabril de Serra comemora cinco meses com o consumo zero de copos recicláveis.

Foto: Divulgação

Roca Brasil elimina o uso de copos descartáveis em uma de suas unidades
Compartilhe esse post:

Comentários