Empresas

Saint-Gobain moderniza área tributária com tecnologia que amplia eficiência fiscal

Texto: Redação Revista Anamaco

Com mais de 12 mil colaboradores e dezenas de operações espalhadas pelo País - incluindo 58 fábricas, 51 Centros de Distribuição, duas mineradoras, 67 lojas de varejo e cinco ambientes SAP distintos, a Saint-Gobain administra uma das estruturas fiscais mais complexas do mercado brasileiro. 
Para enfrentar esse cenário desafiador, a companhia adotou a solução Comply, da Sonda do Brasil, especializada em em Transformação Digital. O objetivo é trazer maior controle, padronização e segurança no envio de informações ao Fisco, especialmente em relação ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Fiscal, SPED Contribuições e EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais).
David Campos, coordenador tributário da Saint-Gobain, explica que um dos grandes diferenciais da parceria com a Sonda é o suporte contínuo e próximo. “O cenário fiscal do Brasil é complexo e a atuação da Sonda em conjunto conosco nos permite ganhos em automação, rastreabilidade e governança, além de facilitar a adaptação às constantes mudanças legais e regulatórias. Hoje, a solução atende plenamente às necessidades fiscais da companhia, permitindo uma atuação mais estratégica da área tributária, com foco na mitigação de riscos, eficiência operacional e suporte à tomada de decisão”, destaca. 
Segundo ele, entre os principais ganhos qualitativos da Saint-Gobain com a solução estão o aumento da confiabilidade e da segurança das informações fiscais, com validações automatizadas e rastreabilidade completa; a redução dos riscos fiscais, com entregas mais precisas e dentro dos prazos legais; e a padronização dos processos entre diferentes unidades de negócio, promovendo governança e consistência em escala. “Registramos maior agilidade na adaptação a mudanças legais, com atualizações rápidas e suporte técnico especializado, além de melhorias significativas na tomada de decisão, com mais visibilidade e controle sobre os dados fiscais”, afirma Campos.
O coordenador acrescenta que, no aspecto quantitativo, a Saint-Gobain obteve redução no tempo de fechamento fiscal, com processos que, antes, levavam dias sendo concluídos em poucas horas, além de diminuição de retrabalho e correções, o que impactou, diretamente, a produtividade das equipes.
Fernanda Okada, head de fiscal da Sonda do Brasil, salienta que a missão com o Comply é oferecer aos clientes uma solução sólida e escalável, capaz de lidar com operações de alta complexidade, como a da Saint-Gobain. “Essa parceria é um exemplo claro de como a tecnologia fiscal pode ser um fator decisivo para a eficiência, segurança e inteligência operacional em tempos de mudança”, frisa Fernanda.
Além disso, a Saint-Gobain tem contado com a Sonda para se preparar para as mudanças previstas pela Reforma Tributária. Com previsão de grandes alterações nas obrigações acessórias e na forma de apuração dos tributos indiretos, o projeto garante flexibilidade para adaptação ao novo modelo de forma segura e estruturada. “A parceria tem se consolidado como um exemplo de colaboração estratégica voltada à excelência fiscal e à inovação tecnológica. Mais do que uma relação cliente-fornecedor, trata-se de uma construção conjunta de soluções que acompanham a evolução do ambiente regulatório e das necessidades do negócio”, finaliza Campos.

Foto: Divulgação

Saint-Gobain moderniza área tributária com tecnologia que amplia eficiência fiscal
Compartilhe esse post:

Comentários