Saint-Gobain mostra os atributos sustentáveis nas embalagens de suas marcas - Revista Anamaco

Respeito ao meio ambiente

Saint-Gobain mostra os atributos sustentáveis nas embalagens de suas marcas

Texto: Redação Revista Anamaco

Seguindo o compromisso com adoção de práticas responsáveis nos quesitos ambientais da Saint-Gobain Produtos para Construção, foi desenhada uma proposta de comunicação de atributos sustentáveis nas embalagens das marcas do Grupo. Dessa forma, os clientes poderão enxergar de forma simples e prática a contribuição sustentável dos produtos. As marcas Quartzolit, Brasilit e Placo fazem parte da ação, que leva informações sobre cada tipo de material utilizado e o motivo da embalagem ser sustentável, além dos impactos evitados ao meio ambiente.
Reforçando o conceito "Construir o Amanhã", que visa refletir o compromisso da empresa com a sustentabilidade, a comunicação para os clientes procura traduzir as melhorias que estão sendo realizadas. “Quando pensamos em sustentabilidade, pensamos imediatamente em como educar e comunicar da maneira correta, para que nossas ações tenham impacto positivo não só no meio ambiente, mas em todos que nos cercam, sejam eles clientes ou nossos próprios funcionários, que passam a entender melhor cada ação como parte de um compromisso global da empresa em que todos têm responsabilidades” afirma Camilo Leles, gerente de Comunicação e Marketing Digital da Saint-Gobain.
Seguindo esse caminho de educar e conscientizar, em 2022 a Saint-Gobain trabalhou internamente o desenvolvimento e formação dos funcionários sobre a temática ESG, a fim de integrar todos de forma ativa à estratégia da companhia, além disso lançou o programa embaixadores da sustentabilidade, cujo objetivo é formar representantes locais em cada unidade fabril para que ações relacionadas ao tema sejam fomentadas e incorporadas de forma capilar. Acreditando que a comunicação clara, objetiva e o investimento em educação são pilares fundamentais para construir seu posicionamento de ser líder global em construção leve e sustentável.
É possível encontrar os atributos comunicados nas embalagens de diferentes produtos e marcas do Grupo. No caso das embalagens de Cimentcola (Interno e Externo ACIII) e nas embalagens de argamassas (Super Cozinhas e Banheiros, Reboco Externo e Monocapa), a comunicação é usada para ressaltar que o produto é embalado com material que dispensa a utilização de filme plástico, com objetivo de ser uma embalagem de papel totalmente reciclável.
Já no Rejunte Superfino da Quartzolit a comunicação é usada pois a embalagem utiliza potes PIR, feito de resina pós-industrial, produzida a partir de aparas de processo, embalagens não conformes, com variação de cor ou setup de processo. Por ser menos processada, perde menos propriedades mecânicas, e ao utilizá-las, deixa-se de consumir matéria-prima virgem oriunda de petroquímicas. E, além disso, também favorece a prática de upcycling, que reutiliza a embalagem para outros fins após o uso do produto, como armazenar produtos na própria obra, ou então, utilizar como base de plantio.
As Telhas Translúcidas da Brasilit, por sua vez, indicam economia de energia, uma vez que permitem a entrada de até 70% da luz que incide sobre o telhado e distribuem a luminosidade natural por todo o ambiente. Além de ser durável, é resistente aos raios solares e prática na instalação, comunicando estes fatores aos nossos consumidores.
Por fim, a massa para o tratamento de juntas para o sistema Drywall da Placo agora possui embalagem reciclável que utiliza matéria- prima reciclada com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, levando o selo Placomix.

Fotos: Divulgação - Montagem/Grau 10 Editora

Saint-Gobain mostra os atributos sustentáveis nas embalagens de suas marcas
Compartilhe esse post:

Comentários