Saint-Gobain reforça seu compromisso com as questões ambientais
Texto: Redação Revista Anamaco
A Saint-Gobain fortalece seu compromisso com a transparência dos impactos ambientais de seus processos produtivos por meio da publicação Environmental Product Declaration (EPD). Essas Declarações Ambientais de Produtos fornecem dados precisos sobre o impacto ambiental de um produto ao longo de todo seu ciclo de vida, desde a extração da matéria-prima, produção, transporte, estocagem e utilização, até o fim da vida útil e descarte do produto.
Para obtê-las, cada indústria precisa realizar - de forma detalhada, com metodologias, critérios e regras pré-determinadas - as Avaliações do Ciclo de Vida (ACV), que analisam todo o processo produtivo de determinado produto. As informações levantadas são revisadas e certificadas por uma auditoria independente e seguindo padrões internacionais, utilizando requisitos e diretrizes de normas como ISO14020, ISO14025 e ISO14040, conferindo maior credibilidade e confiabilidade às informações coletadas.
Com as certificações, que têm validade de cinco anos, além do compromisso com a transparência, a Saint-Gobain permite que clientes industriais e finais, assim como todo o setor da construção civil, comparem os produtos e soluções disponíveis no mercado e façam suas escolhas baseadas em dados, compreendendo, com clareza, os impactos ambientais daquilo que está sendo especificado ou adquirido.
Todo processo envolvendo o levantamento e consolidação das informações, assim como a publicação das certificações, é uma iniciativa voluntária das empresas e foi adotada pela Saint-Gobain, tornando-se um compromisso da companhia com clientes, mercado e com toda a cadeia produtiva da construção.
Atualmente, o Grupo se destaca no mercado como a empresa com mais certificações publicadas (globalmente, são mais de 1.800). No Brasil, a Isover foi pioneira em publicar as Declarações Ambientais de Produtos. Em seguida, vieram as certificações da Ecophon e da Quartzolit. A Placo, por sua vez, é a primeira indústria de construção a seco do País com EPDs. Ao todo, são seis certificações publicadas pela marca.
Como marca global, a Saint-Gobain possui como meta ter 100% de Análise do Ciclo de Vida para todas as famílias de produtos e sistemas até 2030, consolidando seu compromisso com a redução dos impactos ambientais e transparência em seus processos produtivo.
Foto: Divulgação