Homenagem

Sasazaki produz filme em homenagem à imigração japonesa no Brasil

Texto: Redação Revista Anamaco

Marcar os 75 anos de fundação, homenagear os fundadores, colaboradores, consumidores e parceiros e estender o agradecimento a todos os imigrantes que chegaram ao Brasil e aqui reconstruíram suas vidas, geraram negócios e influenciaram a cultura das mais diversas formas. Esse é o objetivo da Sasazaki ao produzir o filme sobre a imigração japonesa no Brasil.
Ao invés de um vídeo contando a história da empresa, optou por produzir um filme que conta uma pequena história. Omiyage, a palavra que dá título ao filme, tem um importante significado para o povo japonês: muito mais do que um souvenir que se traz de lembrança de uma viagem, o omiyage que se leva para presentear um amigo carrega o significado da consideração, humildade e respeito em lembrar-se da pessoa.
Apesar de não se tratar de um filme de época, a história fala de um passado que está somente na memória. Por isso, a equipe de produção se preocupou em encontrar uma linguagem adequada à cultura japonesa e que ao mesmo tempo estivesse muito ligada à brasileira, que demonstrasse agradecimento a esse povo de cultura milenar, que cultiva suas raízes, mas com os olhos voltados para o futuro.
A produção reúne elementos da tradição japonesa, de famílias que imigraram para o Brasil. A composição dos cenários exigiu uma extensa pesquisa de objetos, fotos e roupas. Inclusive a iluminação foi feita com um modelo legítimo da primeira lamparina fabricada pela Sasazaki em 1943.
A trilha sonora, produzida exclusivamente para o filme, e que também ganhou o título de Omiyage, foi tocada recentemente no Teatro Municipal de São Paulo, em concerto em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. “A Sasazaki está em todo o País e entende que o Brasil foi formado por imigrantes. Por isso, tínhamos em mãos uma responsabilidade muito grande de ir costurando nos detalhes, com sutileza, a história da empresa e fazendo essa homenagem tanto aos fundadores quanto a todos os seus consumidores, a todas as pessoas que se relacionam com a nossa marca” explica a supervisora de Marketing da empresa, Karina Mie Mogui Ishii. “Acredito que as pessoas que assistem ao filme serão tocadas de alguma forma”, observa.
“Omiyage” será divulgado nas redes sociais oficiais da Sasazaki (Youtube, Facebook e Instagram) e, até outubro, será exibido em shoppings e estações de metrô selecionadas nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Campinas e Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, e Londrina, no Paraná.

Sasazaki produz filme em homenagem à imigração japonesa no Brasil
Compartilhe esse post:

Comentários