Novo comando

Sasazaki tem novo presidente

A Sasazaki anuncia a conclusão do processo de sucessão de administração e o nome de seu novo presidente: Luís Augusto Barcelos Barbosa. Com a reestruturação - em andamento há dois anos - ela passa a ser uma empresa de controle familiar com gestão profissionalizada.
As decisões estratégicas, de investimentos e crescimento da companhia serão tomadas agora pelo Conselho de Administração que representa os acionistas, em conjunto com o novo presidente. Os membros do Conselho elegeram Barbosa para o cargo de presidente levando em conta o conhecimento e a experiência profissional do executivo, que já atuou como vice-presidente na empresa Magnesita e diretor nas empresas Alcoa e Rhodia. "Todas as empresas familiares têm a tendência de passar para uma gestão profissionalizada. Isso é um processo natural, muito comum nas companhias que prezam pela sua existência, com vistas para o futuro, e não poderia ser diferente com a Sasazaki.
Luís Augusto possui o conhecimento de mercado que buscávamos num executivo para assumir a nossa presidência. Agora, ele tem a missão de dar continuidade ao crescimento sustentável da indústria", declara Tadao Sasazaki, que deixou a presidência da companhia no dia 29 de abril. O processo de mudança não afetou o desempenho da empresa.
Nos últimos anos, a Sasazaki obteve resultados positivos e terminou o ano passado com faturamento 15% superior ao registrado em 2009. "A empresa tem uma situação financeira estável e o processo de transição ocorre em um período de crescimento. Ao longo dos seus 68 anos, a empresa construiu uma reputação incomum e é admirada em todos os níveis, tanto pelo público interno como por consumidores, clientes e fornecedores. Temos o desafio de manter a solidez da empresa, crescer ainda mais e manter a liderança da marca no mercado de portas e janelas de aço e de alumínio", informa Barbosa.
A Sasazaki tem um planejamento estratégico direcionado para seu crescimento e, em 2011, já foram empregados recursos na aquisição de equipamentos, que beneficiarão os parques fabris de aço e de alumínio, entre eles uma instalação para corte e manuseio de vidro; uma nova linha de produtos de alumínio com capacidade de 1.000 peças por dia, além da ampliação da área construída da fábrica de alumínio, levando seu complexo industrial, localizado em Marília (SP), de 75 mil m² para 78 mil m², ainda no primeiro semestre de 2011. "Esses investimentos são para lançamento e ampliação das nossas linhas de produtos", comenta o presidente.
Outro importante passo para atingir o crescimento será a ampliação das áreas de atuação comercial, principalmente em regiões estratégicas onde sua participação é menor - hoje os produtos da marca estão em cerca de 5.000 pontos de vendas no Brasil. "A Sasazaki esteve sempre focada na excelência industrial e na qualidade de seus produtos. Agora, vamos adicionar uma nova visão comercial e um posicionamento mais voltado para o mercado sem, entretanto, perder as características que foram desenvolvidas ao longo do tempo", informa o presidente da companhia.
A empresa passa a oferecer seus produtos também às construtoras que atuam no País. Como parte das ações para impulsionar o crescimento da marca e consolidar a sua liderança, a empresa anuncia o projeto Sasazaki-Construtoras, criado para atender as demandas desse mercado, que está com um ritmo acelerado de crescimento, principalmente devido ao Programa Minha Casa Minha Vida. O fornecimento para as construtoras será de forma completa e personalizada. Para isto, a Sasazaki - que até então atuava somente na produção de esquadrias padronizadas - investiu na criação de uma área da indústria onde serão produzidas peças sob medida.
A companhia também implantou uma diretoria de negócios, montou uma estrutura comercial totalmente dedicada para esse projeto e está treinando equipes de montagem e instalação nas diversas regiões do Brasil, seguindo os padrões exigidos pelas construtoras. "Atualmente, mais de 90% do nosso faturamento vem do varejo e os outros 10% envolvem a venda direta às construtoras. Queremos consolidar nossa presença nesse segmento e, por isso, criamos uma estrutura, que nos permite trabalhar com o nosso portfólio de soluções e também com as linhas disponíveis no mercado", informa Barbosa.
"Temos uma robustez industrial, tecnológica e financeira e isso é importante em um fornecedor que quer atender as construtoras de todo o Brasil. Estamos preparados para prestar esse atendimento, desde a concepção do projeto até a instalação do produto na obra. Como isso, vamos garantir aos nossos clientes melhor controle dos processos, otimização dos custos e eficiência das esquadrias instaladas em seus imóveis. Com estes planos e mais alguns movimentos estratégicos, que ainda não podemos divulgar, pretendemos triplicar o faturamento da empresa nos próximos cinco anos", conclui o presidente da Sasazaki.

Sasazaki tem novo presidente
Compartilhe esse post:

Comentários