Sustentabilidade

Schneider Electric e Bloomberg New Economy lançam Coalizão de Energia

Texto: Redação Revista Anamaco

Schneider Electric e a Bloomberg New Economyplataforma mundial para diálogo e debate sobre transformação econômica em mercados em crescimento - anunciam o lançamento da Energy Technology Coalition (Coalizão), iniciativa do setor privado que reúne tomadores de decisão e especialistas globais de diversos segmentos para acelerar a adoção de tecnologias que tornem o consumo de energia mais eficiente, resiliente e responsivo em meio ao crescente aumento da demanda global por eletricidade.
A Coalizão é copresidida pelas duas empresas e deverá explorar como a IA, entre outras tecnologias emergentes, pode fornecer soluções que otimizem o uso de energia e aprimorem a capacidade de resposta da rede elétrica, de modo a possibilitar a integração de mais fontes de energia, incluindo energia limpa.
Frédéric Godemel, vice-presidente Executivo de Gestão de Energia da Schneider Electric, explica que a iniciativa reunirá líderes dos setores de energia, tecnologia e infraestrutura para identificar onde e por que a implementação de tecnologias do lado da demanda - como gestão de rede habilitada por IA, gêmeos digitais e sistemas de automação industrial - tem sido lenta, e quais alavancas podem destravar uma adoção mais rápida.
Segundo ele, a Coalizão pretende publicar soluções e frameworks - conjunto de ferramentas, códigos e diretrizes que fornecem uma estrutura organizada e pré-definida para acelerar o desenvolvimento de softwares - embasados em dados para reduzir os pontos de atrito na transição para um uso de energia mais inteligente e mais limpo.
O executivo salienta que construir um futuro energético resiliente e acessível exige uma forte colaboração entre os setores de tecnologia e energia. “Ao trabalharmos juntos e aproveitarmos inovações como IA e gêmeos digitais, podemos fortalecer a rede, melhorar a confiabilidade e tornar a energia mais acessível e econômica para todos. A Schneider Electric está comprometida em fazer parcerias com líderes do setor para entregar soluções que apoiem o crescimento econômico e garantam que nossa infraestrutura energética possa atender às demandas do futuro - por isso estamos entusiasmados em fazer parte desta nova coalizão”, pontua.
A primeira reunião presencial da Coalizão será realizada em janeiro de 2026 na Bloomberg House em Davos, paralelamente ao Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial (WEF).

Foto: Divulgação

Schneider Electric e Bloomberg New Economy lançam Coalizão de Energia
Compartilhe esse post:

Comentários