Homenagem

Sil Fios e Cabos Elétricos recebe prêmio que reconhece suas práticas sustentáveis

Texto: Redação Revista Anamaco

Sil Fios e Cabos Elétricos foi uma das empresas homenageadas com o Prêmio Top de Sustentabilidade 2025, concedido em reconhecimento à série de ações em prol do meio ambiente realizadas pela empresa nos últimos anos. 
Organizada pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), em conjunto com o Instituto de Responsabilidade Socioambiental (IRES), a iniciativa premia instituições, empresas e ONGs com as melhores práticas e projetos voltados para a sustentabilidade, sempre alinhados aos princípios ESG.
Robson Jorge, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Sil, salienta que receber um prêmio tão relevante estimula a empresa a prosseguir em busca de iniciativas cada vez mais alinhadas às necessidades ambientais.Esse é o verdadeiro termômetro de que estamos no caminho certo. Nossa metodologia abrange soluções em todas as áreas, desde a escolha de matérias-primas certificadas e de fontes de energia limpa, passando pelas atividades exercidas em nosso parque fabril, se estendendo até o produto entregue no ponto de venda”, explica Jorge.
De acordo com o gerente, a Sil se destacou pelo pioneirismo na implementação de processos que visam minimizar o impacto ambiental em toda a sua cadeia. Uma das iniciativas marcantes de seu relatório de sustentabilidade é o uso exclusivo de energia limpa em sua planta industrial localizada, em Guarulhos, na Grande São Paulo. “Por meio do mercado livre de energia, a empresa garante que 100% da eletricidade consumida provém de fontes limpas como a eólica, geotérmica, biomassa e centrais hidroelétricas”, frisa. 
A empresa também conta com certificações que atestam as suas condutas sustentáveis. Em 2024 a companhia recebeu a certificação ISO 14001, norma internacional que estabelece critérios para um sistema de gestão ambiental eficaz e que se soma ao seu plano de gestão ambiental responsável pelo atendimento legal em todas as esferas - municipais, estaduais e federais. 
Recentemente, também substituiu 77% de sua frota de empilhadeiras tradicionais por modelos elétricos (com meta de atingir 100% da frota até 2027). “Os modelos, além de serem mais silenciosos e de carregarem rapidamente, limitam as emissões de carbono e reduzem os custos com manutenção”, comenta Jorge.
A isso se soma, também, a iluminação 100% composta por lâmpadas LED econômicas, duráveis e efetiva.
O gerente lembra que a Sil foi a primeira empresa a elaborar e produzir um cabo com revestimento externo de PVC feito a partir de cana-de-açúcar com a mesma performance e durabilidade em relação aos tradicionais. “Desenvolvido por meio de composto isolante de última geração, o Cabo Flexível AtoxSil Eco 750 usa o polietileno verde e marca um avanço na busca por soluções ecologicamente responsáveis na indústria de produtos elétricos, uma vez que é 100 % reciclável após o descarte”, finaliza.

Foto: Divulgação

Sil Fios e Cabos Elétricos recebe prêmio que reconhece suas práticas sustentáveis
Compartilhe esse post:

Comentários