Stihl Brasil eleva faturamento em 24% e registra R$ 2,9 bilhões em 2021 - Revista Anamaco

Balanço positivo

Stihl Brasil eleva faturamento em 24% e registra R$ 2,9 bilhões em 2021

Texto: Redação Revista Anamaco

A Stihl Brasil registrou R$ 2,9 bilhões de faturamento em 2021, o que representa 24% de crescimento em relação ao ano anterior, mesmo com desafios do mercado, tais como a falta de componentes e desabastecimento enfrentado por muitos setores, o que foi determinante para os resultados não terem sido ainda maiores.
Cláudio Guenther, presidente da empresa, observa que a  exportação representa grande parte desse crescimento, reforçando a importância expressiva do comércio internacional com mais de 70 países nos negócios da companhia.
No período, a produção da empresa aumentou, como um todo, em 32%. Atualmente, a empresa possui um quadro de 3,5 mil profissionais, número alcançado graças ao aumento de 22,5% nas contratações em 2021, em comparação a 2020. Neste ano, a previsão é de lançamento de mais 10 novos produtos ao mercado nacional, sendo quatro destes já no mês de fevereiro. “Atingimos resultados de excelência em meio a um cenário complexo, com relevantes desafios para a cadeia produtiva. Em 2021, conseguimos bater a marca histórica de um milhão de máquinas e 10 milhões de cilindros produzidos em um ano na fábrica brasileira. Esses números tornaram-se realidade pela dedicação e capacitação dos nossos colaboradores e também pelo incessante investimento para modernização, ampliação e desenvolvimento da nossa estrutura”, destaca.
Segundo ele, este ano, a empresa seguirá com a aplicação de recursos com foco na otimização dos processos, gerando condições para atingir conquistas ainda mais positivas. Para isso, Guenther ressalta a confiança da matriz alemã na gestão realizada na unidade brasileira e destaca os principais movimentos previstos. “Iremos inaugurar o terceiro Centro de Distribuição (CD), localizado na cidade de Benevides (PA), em setembro, que irá atender estrategicamente às regiões Norte e Nordeste, com o objetivo de reduzir o tempo de entrega de produtos e superar desafios logísticos, consequentemente, aumentando a qualidade do atendimento aos nossos clientes”, conta.
Ainda com foco na melhoria das operações logísticas, o primeiro CD da empresa, localizado dentro da fábrica de São Leopoldo (RS), também será ampliado. Além disso, a empresa deverá investir em tecnologia e novas máquinas para aumentar em cerca de 30% sua capacidade produtiva.
Esses esforços, explica o executivo, visam minimizar também os impactos como eventuais novas paradas nas indústrias chinesas de componentes, o considerável aumento de preços nos fretes aéreos e até mesmo a falta de contêineres.
A Stihl também deverá finalizar no segundo trimestre de 2022, as obras dos novos prédios da ferramentaria - que consolida a área como um centro de competência internacional em moldes para o Grupo e elevará, novamente, o trabalho realizado no Brasil ao patamar de referência para exportar tecnologia - e do vestiário - que oferecerá serviços de saúde e bem-estar aos funcionários, tais como consultórios clínicos, odontológicos, de fisioterapia, espaço para amamentação e sala multidisciplinar para terapia familiar.

Foto: Divulgação

 

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