Tintas Eucatex moderniza operação logística do centro de armazenagem e expedição
Texto: Redação Revista Anamaco
A busca por maior eficiência e modernização levou a Tintas Eucatex a investir em novas empilhadeiras para seu centro de armazenagem e expedição situado em Salto (SP). A empresa, que até recentemente operava com equipamentos mais antigos, de 1994 e 2002, enfrentava o desafio de lidar com equipamentos com tecnologia defasada, incapazes de atender às atuais exigências de produtividade e aproveitamento de espaço.
Para resolver a questão, a empresa adquiriu a empilhadeira retrátil trilateral Tria OPD15, da Tria Empilhadeiras, marca de baterias de lítio e equipamentos para manuseio e transporte de cargas.
Humberto Mello, diretor da Tria, explica que esse equipamento é capaz de operar em corredores extremamente estreitos, de apenas 1,6m, ampliando a capacidade de armazenagem sem necessidade de expansão física. “Outro ponto decisivo foi a tecnologia embarcada nas baterias de lítio, que oferecem vantagens significativas em comparação aos modelos tradicionais de chumbo-ácido”, destaca o executivo.
Segundo ele, entre os principais ganhos estão maior autonomia, carregamento rápido, vida útil prolongada e eliminação da necessidade de salas de bateria, o que garante uma operação mais limpa, segura e eficiente. “Com o lítio, conseguimos reduzir custos de manutenção e aumentar a confiabilidade das operações, já que o tempo de máquina parada caiu consideravelmente. Isso representa um avanço importante para clientes que precisam de agilidade e previsibilidade em sua cadeia logística”, pontua Mello.
Fernando Neves Fernandes, gerente de Operações Logísticas da Tintas Eucatex, diz que, na prática, a modernização já trouxe impactos mensuráveis. Segundo ele, a empresa registrou ganhos de tempo na movimentação de cargas, maior velocidade nas operações e expressiva redução de custos operacionais, especialmente com manutenção. O novo modelo também foi bem recebido pelos operadores, que destacam a facilidade de uso, maior segurança e melhor ergonomia.
Com os bons resultados, o gerente antecipa que há projetos para aquisição de mais equipamentos deste modelo, com o objetivo de reciclar os mais antigos da frota, além de implementá-los em outras empresas do Grupo. “Com a iniciativa, a Eucatex pôde ir além da modernização de frota, reforçando também sua estratégia de otimização do espaço logístico, investindo em tecnologia que garante maior produtividade, sustentabilidade e satisfação da equipe como um todo. Estamos animados com essa parceria com a Tria Empilhadeiras, visando um processo automatizado que contribui para a evolução do setor logístico”, finaliza.
Foto: Divulgação