Três milhões de famílias endividadas - Revista Anamaco

Endividamento e inadimplência

Três milhões de famílias endividadas  

Texto: Redação Revista Anamaco

O mês de setembro registrou quase um milhão de lares com dívidas em atraso na cidade de São Paulo. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 24,8% das famílias - praticamente uma a cada quatro - têm dívidas atrasadas. O resultado é um novo recorde para a séria histórica do levantamento, que teve início em agosto de 2010.
Além da inadimplência, o que também cresceu foi o endividamento, atingindo 76,9% dos lares paulistanos. Em números absolutos, 3,09 milhões de famílias estão endividadas, um crescimento de 331 mil em um ano. Os principais tipos de dívidas estão concentrados nos cartões de crédito (85,8%) e nos carnês (15,8%). Em seguida, as três modalidades de crédito: pessoal (11,9%), financiamento de carro (11,7%) e financiamento de casa (11,1%).
O levantamento mostra que a maior parte das dívidas continua sendo aquelas acima de 90 dias (46,8%). Em seguida, estão as atrasadas de 30 a 90 dias (30,7%) e, depois, as de até 30 dias (21,6%).

Foto: Adobe Stock

Três milhões de famílias endividadas  
Compartilhe esse post:

Comentários