Expansão

Unidade brasileira

Com investimento de cerca de R$ 100 milhões e com uma proposta completa de produtos e serviços para construção, reforma e decoração, a Sodimac chega ao Brasil. A primeira loja da marca, a Sodimac Tamboré, abriu as portas ao público em 10 de junho e está localizada no Bairro Tamboré, em Barueri, região metropolitana de São Paulo.
Com 11,5 mil m² de área de vendas e instalada em um terreno de quase 20 mil m², a loja traz uma ampla variedade de produtos, que gira em torno de 80 mil itens, entre nacionais e importados, sendo 30.000 que estão disponíveis para a retirada na hora da compra.
A Sodimac chega ao País trazendo o conceito de “duas lojas em uma”, contando com as áreas Sodimac Homecenter, voltada para o consumidor final, e Sodimac Constructor, direcionada ao profissional do setor. Apesar de terem fachadas distintas, esses espaços são integrados e visam facilitar a compra e atender com excelência as necessidades dos diferentes perfis de clientes.
Na Homecenter estão os itens de iluminação, organização, decoração, móveis, tintas, pisos e revestimentos, utilidades domésticas e produtos de jardinagem. Ela é pensada para o consumidor final, com exposições de produtos e sugestões de ambientes decorados.
Um dos diferenciais da marca é a oferta do serviço de instalação (pisos, pintura, montagem de móveis, ar-condicionado, cortinas, ventiladores de teto, luminárias, portas, kits de banheiro e cozinha, chuveiros e torneiras, entre outros).
Outro destaque da revenda é o Centro de Projetos, onde designers estão à disposição para desenvolver, gratuitamente, projetos de decoração para banheiros e cozinhas dos clientes. Além disso, na Sodimac os produtos são expostos com fichas técnicas, que auxiliam o consumidor a conhecer melhor suas características, combinações e até aplicações. A empresa também apresenta aos clientes brasileiros sua marca própria de tintas, Kolor, que é preparada na hora.
Já a versão Constructor tem foco principalmente nos profissionais da construção, como eletricistas, pedreiros e pintores, disponibilizando material básico para construção, ferramentas, portas, janelas, fechaduras, materiais hidráulicos e elétricos, ferramentas, equipamentos de proteção individual, entre outros.
Um dos destaques do espaço é o circuito rápido de compra, que opera por um sistema de drive thru, permitindo o acesso de veículos dos clientes para o carregamento do material. Além disso, a loja oferece serviços personalizados, como aluguel de ferramentas e cortes de madeiras e ferros.
Para fidelizar os profissionais, a empresa conta, ainda, com o programa Círculo de Especialistas (CES), que oferece, gratuitamente, cursos de capacitação, treinamentos e visitas técnicas às indústrias. O profissional tem ainda diariamente café da manhã na loja e escritório com computadores e técnicos disponíveis. “A Sodimac Constructor foi pensada para o profissional. E o que é bom para o profissional é excelente para o consumidor final, o dono da casa, que quer comprar diretamente os produtos para a primeira fase da obra”, explica Francisco Cerda, diretor-geral da Sodimac Brasil.
A exemplo do que ocorre em todos os países onde está presente, a unidade Tamboré adota como prática sustentável a instalação do Ponto Limpo TriCiclos, que é um ponto de entrega voluntária para recebimento de material reciclável. Esse espaço possui um educador ambiental à disposição da população em todos os dias, para orientar qual material pode ser reciclado e como prepará-lo para o processo de reciclagem, além de informar com transparência a sua destinação.
Com a inauguração, a empresa, que é uma subsidiária do varejista chileno Grupo Falabella, passa a operar 244 lojas em seis países. A entrada do Grupo Falabella no Brasil se deu em 2013, quando assumiu o controle de 50,1% das ações da Construdecor, que já operava a bandeira Dicico e agora é responsável também pela bandeira Sodimac. Na ocasião, houve o aporte de R$ 388 milhões, que ficou no caixa da empresa direcionado para investimentos.
O projeto para o Brasil é amplo e inclui a construção de uma segunda unidade Sodimac em Ribeirão Preto, interior paulista, que deverá ser inaugurada ainda neste ano. Futuramente, a marca deve ter pontos de venda também na cidade de São Paulo, onde já foi adquirido por cerca de R$ 100 milhões um terreno na Marginal Pinheiros, e em outras cidades do interior que estão em fase de estudo. “Estamos trazendo para o Brasil um novo conceito de loja, que já é sucesso em outros países, e apostamos que iremos revolucionar a experiência de compra e conquistar o consumidor ao garantirmos o preço mais baixo do mercado, uma ampla variedade de produtos com estoque gigante na loja e assessoria para o projeto completo do cliente, o que inclui, por exemplo, a instalação de produtos”, explica Dimitrios Markakis, presidente da Construdecor, companhia que opera a marca Sodimac no Brasil.

Unidade brasileira
Compartilhe esse post:

Comentários