Pesquisa Tracking

Vendas de material de construção têm alta de 3% em novembro

Dados apurados pela Pesquisa Tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) mostram que, em novembro, as vendas do varejo do setor registraram incremento de 3% em relação a outubro.  Na comparação com novembro do ano passado, o índice elevou-se em 2%. A pesquisa entrevistou 530 lojistas. “Com esses resultados, o volume de vendas no acumulado do ano apresenta alta de 5%, se comparado ao mesmo período de 2016. O índice é o mesmo apresentado pelo setor nos últimos 12 meses”, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco.
Segundo o estudo, as regiões Sul, Norte e Sudeste apresentaram as maiores variações positivas no mês: 9%, 5% e 4%, respectivamente. No Nordeste o patamar ficou próximo de outubro e no Centro-Oeste houve retração de 11%. “As lojas com mais de 50 funcionários puxaram a alta do mês, pois apresentaram variação de 10% em relação a outubro. Isso mostra que o consumidor voltou a construir e reformar, pois é para elas que a maioria dos consumidores se dirige quando quer comprar em grandes quantidades”, diz Conz, afirmando que as revendas menores são mais procuradas para compras de reposição, quando a obra já está em andamento.
Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 29% dos entrevistados afirmaram que contrataram funcionários em novembro e 11% pretendem aumentar seu quadro neste mês de dezembro. A pesquisa também indicou que 38% dos lojistas pretendem realizar investimentos nos próximos 12 meses.
O presidente da Anamaco mostra-se confiante de que o varejo de material de construção fechará o ano com dados positivos. “A nossa expectativa é encerrarmos 2017 com 5% de crescimento sobre 2016. O segundo semestre geralmente corresponde a 65% das vendas do ano e tivemos uma melhora nas vendas também por conta da queda da inflação, que influencia positivamente a confiança do consumidor”, completa.
A Pesquisa Tracking Anamaco tem o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmicas para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e Instituto Crisotila Brasil.

Vendas de material de construção têm alta de 3% em novembro
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