Viapol usa biomassa e reduz em 90% emissões de gases do efeito estufa - Revista Anamaco

Preocupação ambiental

Viapol usa biomassa e reduz em 90% emissões de gases do efeito estufa 

Texto: Redação Revista Anamaco

A Viapol vem reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais por meio de iniciativas inovadoras, como o sistema de biomassa. Em parceria com o Grupo RPM, a empresa implementou programas eficazes para mitigar a pegada de carbono e reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), incentivando práticas operacionais mais resilientes e ecologicamente corretas. A empresa cita como exemplo a fábrica em Caçapava (SP), onde o fabricante tem adotado tecnologias sustentáveis para reduzir suas emissões de GEE.
Fernando Nishimura, gerente de Engenharia da Viapol, conta que, ao substituir o óleo combustível por biomassa como fonte de energia para o aquecimento das linhas de produção, a unidade alcançou uma redução de, aproximadamente 90%, nas emissões de CO2 em relação a 2013. “Com o uso do sistema de queima de cavacos de madeira, obtidos a partir de subprodutos da indústria madeireira local, a dependência de combustíveis fósseis foi, significativamente, diminuída, tornando a produção mais limpa e ecologicamente consciente”, destaca.
Segundo ele, comparado a outras formas de energia, a biomassa se destaca por sua baixa emissão de poluentes atmosféricos, como NOx, SOx e Hidrocarbonetos, resultando em um ambiente de produção mais limpo e saudável. “Além disso, a queima da biomassa gera emissões neutras em carbono, contribuindo para a redução significativa das emissões de gases de efeito estufa”, completa.  
Nishimura explica que o sistema de biomassa da Viapol é um moderno aquecedor de óleo térmico que utiliza como combustível a biomassa de cavaco de madeira, proveniente de reflorestamento de eucalipto. Esse combustível sólido possibilita o fornecimento de calor para as fábricas de asfalto e tanques de estocagem de forma sustentável, minimizando os riscos de contaminação do solo e da atmosfera. "Nossos produtos mantêm a qualidade superior e alto desempenho exigidos pelas normas do setor, uma vez que a biomassa de cavaco é um biocombustível que gera energia quando utilizada em equipamentos projetados para essa finalidade", pontua.
Segundo o gerente, a implementação da biomassa permitiu inúmeros benefícios à Viapol, destacando-se a sustentabilidade ao utilizar um biocombustível renovável que não depende da cadeia do petróleo. A empresa também alcançou maior eficiência energética em seus processos de aquecimento, alinhando-se ao conceito ESG (Environmental, Social and Governance) e fortalecendo o compromisso com a sociedade e o meio ambiente. 

Foto: Adobe Stock

Viapol usa biomassa e reduz em 90% emissões de gases do efeito estufa 
Compartilhe esse post:

Comentários