Visão de longo prazo - Revista Anamaco

Perfil de Líderes

Visão de longo prazo

Com aportes no parque industrial, planejamento ESG com governança sólida, tecnologia e investimentos em processos eficientes, Astra mantém bom ritmo de crescimento

 

COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2023
Assentos Sanitários - Máster*

*Máster: empresa foi primeira colocada nas categorias Pulverização e Grandes Clientes

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação

Dar sequência aos planos traçados para 2023, com olhar atento ao que acontece no mercado é o principal foco de atenção da Astra. O ano de 2022 foi muito positivo para a companhia, que colocou em prática todos os projetos planejados para o período, marcado por um processo de mudanças e novas estratégias. Foi um momento importante para definir os caminhos de crescimento da empresa, como a expansão do parque industrial e a reorganização das fábricas localizadas em Jundiaí (SP), com a expectativa de gerar maior eficiência em todos os processos das linhas de produção. O plano de expansão industrial contemplou, também, a unidade localizada em Cabo de Santo Agostinho (PE), que recebeu um importante investimento com foco no aumento da produção e de sua atuação em outros Estados da Região Nordeste. A planta, que já atendia aos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, recebeu novos equipamentos e passou a atuar, também, nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão a partir do começo deste ano.
De acordo com a presidente do Conselho da Astra, Ana Oliva Bologna, sustentabilidade também foi uma pauta de grande relevância para a companhia em 2022. Com a ampliação das discussões e, principalmente, após a pandemia, os temas relacionados à sustentabilidade e ESG receberam mais destaque. A estruturação da jornada ESG teve início em 2021, com o tema inserido nas pautas da Diretoria e do Conselho e, desde então, a Astra tem consolidado seu planejamento ESG focando sua atuação em três grandes pilares: Responsabilidade Social, Redução dos Impactos Ambientais e Governança Consciente para condução dos negócios. Em 2022, avançando nesta agenda, a empresa  implementou a área de Sustentabilidade e se tornou signatária do Pacto Global, aprofundando as discussões sobre as pautas ESG para que, em 2023, definisse seus compromissos e metas nas respectivas frentes.  


EFICIÊNCIA MAIOR Expansão do parque industrial e reorganização das fábricas permite aumento
da produção

Ana comenta que a empresa, com mais de 66 anos, tem uma visão de longo prazo e muita confiança e otimismo no mercado em que atua. Segundo ela, em 2021, o mercado se comportou de uma forma atípica. Nesse período, a Astra teve um crescimento de 40% e registrou um aumento muito expressivo da demanda: o Grupo atingiu um faturamento de R$ 970 milhões, fruto de uma retomada do setor para recuperar o tempo perdido com obras paralisadas durante a pandemia. Em 2022, com a desaceleração, o mercado registrou uma queda em relação ao ano anterior e isso também refletiu nos negócios da Astra, que apresentou um crescimento dentro da média. “Entendemos esse movimento como uma retomada do equilíbrio do mercado e, quando avaliamos os níveis de desempenho da empresa e os nossos indicadores, vemos que a Astra, em 2022, teve um crescimento superior ao registrado no segmento, em torno de 10%”, informa Ana. No ano passado, a Astra alcançou faturamento de R$ 825 milhões.
Considerando o cenário, o bom desempenho da empresa é visto como resultado de uma governança sólida, tecnologia e investimento em processos eficientes, uma estratégia de negócios bem desenhada e o relacionamento da empresa com seus stakeholders (pessoas, empresas ou instituições que têm algum tipo de interesse na gestão e nos resultados de um projeto ou organização). Merecem destaque, ainda, o amplo portfólio de produtos, que oferece soluções para o dia a dia das pessoas, da fundação da obra até o acabamento e decoração, a grande capilaridade - hoje a Astra está presente em mais de 37 mil pontos de venda no Brasil - e o potente trabalho realizado pelos representantes de vendas, com suporte da equipe comercial e de trade marketing da empresa.
Para este ano, a companhia espera manter o ritmo de crescimento, com uma previsão em torno de 9% em vendas e em faturamento, comparando-se com 2022. Além disso, com o investimento realizado na nova unidade em Cabo de Santo Agostinho, haverá expansão do mercado na Região Nordeste, com a expectativa de atender a seis mil clientes ativos. “Nossa expectativa para 2023 é assumir protagonismos de forma transformadora e contribuir para uma sociedade mais justa com as pessoas e com o planeta, atuando com seriedade e transparência nestas questões”, conclui a presidente do Conselho da Astra.

 

ANA OLIVA BOLOGNA Queremos assumir protagonismos de forma transformadora e contribuir para uma sociedade mais justa com as pessoas e com o planeta

Visão de longo prazo
Compartilhe esse post:

Comentários