Pesquisa

Confiança do consumidor sobe em julho, aponta estudo do FGV Ibre

Texto: Redação Revista Anamaco 

De acordo com dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 0,8 ponto em julho, chegando a 86,7 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice sobe 0,6 ponto, para 86,4 pontos.
A pesquisa indica que a alta do ICC foi influenciada por resultados positivos tanto na avaliação sobre o momento presente quanto nas expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) registrou alta de 0,5 ponto, após queda no mês anterior, atingindo 83,4 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou em 0,7 ponto, para 89,4 pontos.
Entre os quesitos que compõem o ISA, o indicador de situação econômica local atual avançou 0,7 ponto, para 94,3 pontos, e o indicador de situação financeira atual da família subiu menos expressivamente, em 0,3 ponto, alcançando 72,8 pontos.
Já entre os quesitos que compõem o IE, os indicadores de situação econômica local futura e de situação financeira futura da família recuaram 2,4 e 6,2 pontos, para 100,5 e 82,4 pontos, respectivamente. Na contramão, o indicador de compras previstas de bens duráveis cresceu 10,8 pontos, chegando aos 86,9 pontos, o maior nível desde dezembro de 2024 (91,0 pontos).
A alta na confiança dos consumidores ocorreu de maneira heterogênea nas faixas de renda apuradas na sondagem, com avanço nos extremos: entre os consumidores de menor renda (até R$ 2.100,00) e entre os de maior poder aquisitivo (acima de R$ 9.600,01).

Foto: Adobe Stock

 Confiança do consumidor sobe em julho, aponta estudo do FGV Ibre
Compartilhe esse post:

Comentários