A força do setor - Revista Anamaco

Ecomac Bahia 2019

A força do setor

Texto: Redação Revista Anamaco

O Encontro dos Comerciantes de Material de Construção da Bahia (Ecomac-BA), considerado o maior do setor de material de construção da América Latina, promovido pela Associação dos Comerciantes de Material de Construção da Bahia (Acomac-BA) e pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), começou. O evento acontece até 27 de outubro no Vila Galé Guarajuba. Este ano, o tema é “E-Commerce: Seu concorrente real” e tem a expectativa de receber mais de 1.400 participantes, entre lojistas, executivos de indústrias e de entidades ligadas ao segmento.
Antes mesmo da abertura, que aconteceu esta noite, os participantes já puderam conferir a programação de lazer preparada para o evento. No período da tarde, a piscina e seu entorno foram os locais mais procurados. No final do dia, o happy hour contou com a animação do Grupo Bahia Percussão, que fez um show que agitou todos os presentes.

       
Durante a abertura oficial da 28ª edição do Encontro, Geraldo Cordeiro de Jesus, presidente da Acomac Bahia, reiterou a alegria de estar recebendo os visitantes para mais um Ecomac e agradeceu a todos os patrocinadores pelo apoio ao evento, tornando-o um sucesso. “É muito prazeroso organizar o Ecomac Bahia. Este ano, foi, particularmente, desafiador. Tivemos momentos de alegria e de muito estresse. Dessa forma, foi importante a confiança dos patrocinadores e o espírito de colaboração e idealismo dos associados”, destacou.
O executivo lembrou que o Encontro, como já é tradicional, traz assuntos de relevância para o setor. Segundo ele, o tema deste ano está revolucionando o jeito de vender produtos e serviços e afeta o varejo da construção. “Aproveitem ao máximo esse evento, buscando construir novos relacionamentos, participando das palestras e trocando experiências. Afinal, o nosso Ecomac é feito para gerar uma grande rede de relacionamentos”, concluiu.
Na sequência, Marcos Atchabahian, presidente do Conselho Deliberativo da Anamaco, destacou o trabalho realizado pela Acomac Bahia para que o evento seja realizado. O tema, segundo ele, é muito importante porque a tecnologia está mudando o mundo e, também, o mundo do varejo. “Com um celular na mão, compramos o que queremos sem sair de casa. Esse é o nosso concorrente, mas temos de saber que as coisas estão mudando e que temos de preparar os nossos negócios para o mundo digital, que faz parte do futuro”, reforçou.

       
José Olavo Nogueira, presidente de Honra da Anamaco, lembrou que é difícil realizar um evento desse porte. Ele ressaltou que são 1.400 pessoas oriundas de várias partes do País e que vieram porque o Ecomac-BA, além de ser um evento da classe, é um local em que existe a maior confraternização do Sistema Anamaco/Fecomac/Acomac. “Aqui todos se cumprimentam e se sentem felizes por se reencontrarem. Esse evento é uma vitória da Acomac Bahia”, disse.
O presidente Executivo da Anamaco, Cláudio Conz, por sua vez, reiterou que este é um momento especial e de alegria. Segundo ele, os Ecomacs fazem com que o setor cresça e esteja cada vez mais junto. Conz analisou que o segmento é formado por empreendedores e que o empreendedorismo tem apenas dois caminhos: o sucesso e o aprendizado. Na sua avaliação, aprendemos muito quando nos relacionamos com nossos pares e este é um dos pontos mais importantes que as Acomacs têm feito em todo o País. “Elas aproximam os concorrentes e conseguem fazer com que possamos trabalhar juntos e crescer. Esse movimento de relacionamento dos revendedores fez aumentar a necessidade de melhorar a relação com a indústria e, a partir daí, houve o grande desenvolvimento do nosso segmento. Hoje, indústria e comércio de material de construção discutem as questões, trabalham em conjunto e buscam as soluções”, garantiu.
Representando os patrocinadores do 28º Ecomac Bahia, Eduardo Fior, presidente do Grupo Carmelo Fior/Arielle, disse que como associado e patrocinador é um momento importante. “Aproveitem esse momento, usufruam da melhor maneira possível os novos laços e os novos negócios para 2020”, ressaltou.     

      
Em seu pronunciamento, Carlos Andrade, presidente da Fecomércio-BA  e do Sebrae-BA, parabenizou o Encontro e lembrou que é um ato de liderança, força e trabalho unir 1.400 pessoas em um evento. “Somos responsáveis pelo desenvolvimento do nosso País. Temos de trabalhar juntos”, frisou.
Finalizando os discursos, Rodrigo Navarro, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), comentou que a entidade representa 21 setores da indústria de material de construção e tem 45 associadas. Segundo ele, entre elas, 14 são patrocinadoras do evento, o que dá um indício da necessária parceria entre o varejo e os fabricantes.
O executivo comentou que os últimos anos - sobretudo de 2015 a 2017 - foram difíceis para as indústrias do setor, mas que 2018 inverteu a sequência de quedas e encerrou o período em terreno positivo, com incremento de 1%. Para este ano, segundo ele, deverá haver a sustentabilidade desse crescimento. “O pior ficou para trás. Agora, temos de construir esse crescimento sustentável, que só será possível com a parceria entre indústria e varejo, que é o principal canal de vendas dos fabricantes”, finalizou.
A noite foi encerrada com um show eletrizante da cantora baiana Margareth Menezes. A artista começou a apresentação com uma música em homenagem a Santa Dulce dos Pobres. Na sequência, cantou sucessos já consagrados pelo público.

A cobertura completa da 28ª edição do Ecomac-BA poderá ser conferida na edição 311 da Revista Anamaco impressa

Fotos: Grau 10 Editora

A força do setor
Compartilhe esse post:

Comentários