ABCP capacita para operação de fábrica de artefatos de cimento e coprocessamento - Revista Anamaco

Aposta na qualificação

ABCP capacita para operação de fábrica de artefatos de cimento e coprocessamento

Texto: Redação Revista Anamaco

A Associação Brasileira de Cimento de Portland (ABCP) está com inscrições abertas para dois cursos de capacitação neste mês de outubro. São eles: "Instalação e Operação de Fábrica de Artefatos de Cimento" e “Coprocessamento 2020 - 2050". 
Com inscrições abertas até o dia 19 de outubro, o primeiro curso, voltado para artefatos de cimento, ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro, das 18h às 21h, de forma on-line. As aulas abordarão aspectos fundamentais relacionados à instalação e operação de fábricas de artefatos de cimento, incluindo planejamento de layout, processos de produção, controle de qualidade, segurança no local de trabalho e sustentabilidade
Será ministrado pelo engenheiro Idário Fernandes, especialista em produção de artefatos de cimento com mais de 30 anos de experiência, e pelo arquiteto Flávio Nese, sócio-diretor da Nese Arquitetura e Consultoria, especialista em coordenação de Projetos e Racionalização Construtiva com foco em Metas Orçamentárias. As aulas serão divididas em dois módulos de três horas cada.
Já o curso de Coprocessamento, tecnologia que permite empregar combustíveis alternativos para a produção do cimento, está programado para os dias 25 e 26 de outubro, será presencial, na sede da ABCP, na capital paulista, das 8h30 às 17h. O objetivo é capacitar os participantes a compreender e aplicar as melhores práticas de coprocessamento de resíduos, abordando princípios, tecnologias, regulamentações e estudos de caso relacionados a essa prática sustentável. 
A atividade de coprocessamento é responsável pela transição energética na indústria do cimento. Com essa tecnologia, o setor mantém seu compromisso e segue atuando na redução das emissões de CO2, com o uso de diversos tipos de resíduos em substituição ao coque de petróleo, combustível mais utilizado no processo de fabricação de cimento. 
As aulas serão ministradas pelas engenheiras químicas Rejane Afonso, pós-graduada em engenharia Ambiental e segurança do Trabalho, Mestre em meio ambiente urbano e industrial, e Renata Murada, pós-graduada em Meio Ambiente pela Coppe/UFRJ e Mestre em Gestão pela competitividade EAESP-FGV, na linha de Sustentabilidade.

Foto: Adobe Stock

ABCP capacita para operação de fábrica de artefatos de cimento e coprocessamento
Compartilhe esse post:

Comentários