Aço impulsiona construção do maior parque temático da América Latina, o Cacau Park
Texto: Redação Revista Anamaco
O maior parque temático da América Latina está sendo erguido no Brasil, entre os municípios de Itu e Sorocaba (SP), e tem como base tecnológica o sistema construtivo em aço. O Cacau Park, que ocupará uma área de 7 milhões de m² e deverá contar com R$ 2 bilhões em investimentos, adotou o Light Steel Framing (LSF) como protagonista da obra.
A construção do parque já movimenta o setor com o fornecimento de mais de 500 toneladas de perfis de aço galvanizado, utilizados em fachadas complexas, áreas temáticas, restaurantes, hotéis e pavilhões. O projeto está sendo executado pela Idea Sistemas, com fornecimento da Espaço Smart.
Fernando Scheffer, sócio-fundador da Espaço Smart, explica que o uso do aço e do LSF oferece benefícios significativos para projetos de alta complexidade. “O principal desafio em projetos dessa escala é conciliar criatividade arquitetônica, segurança estrutural e prazos agressivos. O sistema em aço permite isso com precisão e padronização industrial, o que reduz erros e aumenta a eficiência”, destaca.
Segundo ele, a construção a seco, com elementos industrializados e montagem em obra, permite reduzir o tempo total da construção em até três vezes quando comparada à alvenaria tradicional. “Além disso, o método favorece canteiros mais limpos, controle rigoroso de insumos, quase zero de desperdício e versatilidade estética, incluindo fachadas curvas e com texturizações de alto impacto visual”, acrescenta.
De acordo com o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), entidade de classe que promove a adoção da construção em aço no Brasil, o projeto do Cacau Park é um exemplo marcante da escalabilidade do Light Steel Framing, pois trata-se de um empreendimento que vai além do uso residencial do aço, mostrando sua viabilidade também em parques temáticos, resorts, hospitais e escolas e é uma demonstração prática de que o Brasil está preparado para incorporar modelos de construção industrializada em larga escala. “O parque está sendo construído com cerca de 97% do volume estrutural em aço, em solução híbrida com pré-moldados e todo o material empregado contribuem para uma obra mais limpa, sustentável e com menor impacto ambiental, o que reforça o protagonismo do aço como solução construtiva do futuro”, finaliza Scheffer.
Foto: Divulgação




|| Orgulhosamente desenvolvida por 