Intervenção cultural urbana

AkzoNobel patrocina, até 30 de julho, a mostra visual Códigos Urbanos

23/05/2017

A partir de hoje - 23 de maio - até 30 de julho, as pessoas que estiverem em São Paulo poderão se reconhecer na mostra visual Códigos Urbanos, que será realizado na Unibes Cultural. Com aplicação de lambes-lambes, projeções e imagens impressas, a mostra tem como ideia central apresentar a produção cultural espontânea dos grandes aglomerados urbanos, por meio de uma arte desordenada e múltipla, que ocupa espaços públicos nas metrópoles.
A exposição terá projeção de imagens fotográficas e ilustrações desenvolvidas pela fotógrafa Zaida Siqueira e a artista gráfica Christianne Alvarenga. O edifício da Unibes irá espelhar os retratos urbanos, cerca de 150 imagens, e será ocupado transversalmente - dentro e fora, horizontal e verticalmente.
As colunas receberão projeções de imagens; o muro externo, de 50m, será envelopado, a partir da técnica de lambe-lambe. No espaço interior da edificação haverá projeções; na galeria, instalação e projeção, assim como no lago, onde estarão suspensas, imagens impressas, formando um conjunto de exibições, fragmentadas e interligadas, tal qual acontece nas manifestações urbanas. Em paralelo, esse material será também apresentado em exposição de arte no local. 
O projeto conta também com a participação da Galeria Choque Cultural e do coletivo Palestinos, entre outros artistas convidados. A curadoria, também coletiva, ao lado da antropóloga Maria Lucia Montes, prioriza retratar a extraordinária diversidade humana e o ritmo vertiginoso da vida nas grandes cidades.
Na opinião de Zaida Siqueira, as metrópoles se deparam com suas múltiplas vocações. “A ocupação dos espaços públicos pela população mostra as profundas e perenes necessidades humanas e a memória emocional coletiva. São essas manifestações que dão vida às cidades, humanizam o meio em que vivemos, ampliam a sensação de inclusão, pertencimento e da real apropriação dos ambientes das cidades", comenta a fotógrafa.
Karen Watanabe, gerente de comunicação para América Latina da AkzoNobel. Destaca que a exposição é uma expressão ativa do compromisso da empresa em melhorar, energizar e regenerar as comunidades urbanas em todo o mundo. “Ela retrata os centros urbanos com toda a sua vivacidade e complexidade, nos inspira a continuar trabalhando por cidades mais humanas e agradáveis para se viver. Acima de tudo, nos instiga a refletir sobre o meio em que vivemos e nos convida a interagir”, afirma a gerente.
Até 15 de julho, haverá diversas atividades inseridas no contexto da Mostra, como apresentação de slam (poesia falada com performance), oficinas de lambe-lambe, estencil e grafismo indígena, e a conversa com Maria Lúcia Montes e convidados. As datas e horários estarão disponíveis após a abertura da exposição, no site da Unibes Cultural.
O projeto Códigos Urbanos, realizado por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, conta com patrocínio da AkzoNobel, com apoio da Liberty e da Cerâmica Atlas.
A sede da Unibes Cultural é na Rua Oscar Freire, 2.500, no bairro do Sumaré, em São Paulo, e o horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h.

 

AkzoNobel patrocina, até 30 de julho, a mostra visual Códigos Urbanos
Compartilhe esse post:

Comentários