Entidades

Anuário Sindicel 2025 reúne os números do setor de condutores elétricos no País

Texto: Redação Revista Anamaco

O Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilados e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel) acaba de lançar o Anuário Sindicel 2025, publicação que reúne dados, estatísticas e análises do setor de condutores elétricos no Brasil. A edição apresenta informações atualizadas sobre produção, exportações, consumo aparente, desempenho das empresas associadas, tendências tecnológicas e regulatórias, além de perspectivas econômicas para o setor.
A publicação apresenta uma análise da cadeia produtiva do cobre, os principais produtos cobertos incluem o concentrado de cobre, o cobre refinado, os semimanufaturados (laminados, tubos, conexões, perfis, barras) e os condutores elétricos de cobre e alumínio. Nessa edição, foram incluídos também dados do segmento de fibras óticas. A cadeia analisada abrange desde a extração mineral até a fabricação de produtos transformados de cobre.
Segundo Enio Rodrigues, diretor executivo do Sindicel, o Anuário é uma ferramenta essencial para orientar decisões estratégicas em toda a cadeia de condutores elétricos. “Ao integrar dados atualizados, análises econômicas e indicadores sociais, conseguimos fornecer um panorama completo do setor, contribuindo para a formulação de políticas públicas e para o fortalecimento da indústria nacional”, explica.
Entre os destaque estão o aumento internacional do preço do cobre, que subiu 1,5% ao ano em dólares entre 2007 e 2024; o consumo aparente de cobre refinado, que caiu 0,5% ao ano entre 2012 e 2024, totalizando uma retração de 5,3% no período; a alta de 11,4% na produção de semimanufaturados de cobre em 2024 e o avanço de 20,2%, no ano passado, do consumo aparente de condutores elétricos de cobre, revertendo a queda de 2023; o crescimento de 21,7% dos condutores elétricos de alumínio em 2024; o aumento de 8,7% da produção de fibras óticas e a queda de 5,3% no consumo aparente de outros produtos de cobre  no último ano.

Foto: Divulgação

Anuário Sindicel 2025 reúne os números do setor de condutores elétricos no País
Compartilhe esse post:

Comentários