Após 2024 positivo, Grupo Vellore planeja ampliar em 20% o faturamento este ano
Texto: Redação Revista Anamaco
Com um portfólio de 1,2 mil itens e presença em quase metade dos municípios brasileiros, o Grupo Vellore, que atua no segmento de material de construção, nas categorias de iluminação, material elétrico, ferramentas, jardinagem e agrícola, com marcas como Foxlux e Famastil, projeta um crescimento de 20% no faturamento neste ano. Para tanto, a empresa deverá seguir a mesma estratégia adotada em 2024, que permitiu à companhia registrar alta de 15% no faturamento.
Paulo Sérgio Velloso Ribeiro, presidente e fundador do Grupo, lembra que, após três anos de faturamento estável, entre 2021 e 2023, a companhia percebeu a necessidade de mudanças estratégicas e arrojadas na empresa, que nasceu com a importação de disjuntores e, na sequência, de lâmpadas há quase 30 anos. “A iluminação foi o que tornou a Foxlux, primeira empresa do Grupo Vellore, reconhecida em todo o País”, comenta.
Segundo ele, a primeira das mudanças na gestão foi a reestruturação da diretoria de Marketing, na qual foram criadas três gerências focadas no Trade Marketing, para conectar indústria, varejo e consumidor; Comunicação e Branding, para entender melhor as necessidades dos clientes, construir a identidade e a percepção da marca, e Inteligência de Mercado, para maior abrangência estratégica, transformando dados em insights que antecipam tendências, identificam oportunidades e aumentam a competitividade da empresa.
De acordo com Ribeiro, o movimento também trouxe repercussões na operação e na logística, que vieram se unir em uma única diretoria, o que garantiu mais eficiência e agilidade. “O varejo precisa de confiança e rapidez, que junto com a qualidade fazem o cliente voltar”, pontua.
Desde então, todos os pedidos são faturados e separados para entrega no mesmo dia em que são realizados, o que agora é traduzido em indicadores. “Atualmente, nosso índice de satisfação junto ao cliente é de 93% e o NPS (Net Promoter Score) está na categoria de excelência, com 78 pontos”, comemora.
O executivo credita o crescimento, também, ao aumento gradativo do mix de produtos nas prateleiras de lojistas e distribuidores, mas também pelo investimento na planta industrial, que hoje é responsável pela produção de, aproximadamente, 20% do portfólio.
Ribeiro conta que, apenas em 2024, as marcas do Grupo lançaram 120 SKUs e, para este ano, a previsão é superior a 100 novos itens. “Só para ter ideia, até então tínhamos dois tipos de bombas d’água (cinco SKUs) e, hoje, temos seis modelos (16 SKUs)”, salienta.
Ribeiro também destaca o aumento da produção própria, na planta localizada em Pinhais (PR), onde além de diversas ferramentas de jardinagem e da construção civil, concentra a fabricação de mangueiras e vassouras, que têm se tornado itens de grande giro.
Foto: Divulgação