Após enchente, Roca Brasil retoma atividades fabris na unidade de Recife (PE) - Revista Anamaco

Retomada

Após enchente, Roca Brasil retoma atividades fabris na unidade de Recife (PE)

Texto: Rdação Revista Anamaco

O polo fabril da Roca Brasil - detentora das marcas Roca, Incepa e Celite - em Recife (PE) passou por dificuldades quando fortes chuvas atingiram a cidade e seu entorno em 28 de maio, causando danos à planta. Contabilizando 140 equipamentos e 70 painéis atingidos, a enchente envolveu 17 setores da fábrica. A partir daí, houve o início de uma grande mobilização interna para o gerenciamento da crise desta situação inédita. “Unindo o esforço de toda a equipe e superando todos os desafios que a natureza nos impôs, a empresa conseguiu retomar as suas atividades totais em agosto”, comemora Francisco Cino, diretor Industrial da Roca Brasil.
O executivo lembra que, assim como muitos locais da cidade, a empresa também sofreu com as inundações após as chuvas torrenciais e conta que a água chegou a atingir uma altura de 60cm nos galpões industriais.
Após 35 dias, a fábrica retomou completamente suas atividades. O diretor reforça que isso só foi possível por conta da união da equipe de Recife e do apoio dos outros polos fabris que fazem parte do Grupo no Brasil. “Os efeitos da paralisação da fábrica em Recife não chegaram aos nossos consumidores graças a todo o auxílio que recebemos das demais unidades. Honramos com todos os nossos pedidos e continuamos a oferecer peças com qualidade e no prazo correto”, frisa.

                                
As primeiras ações tomadas pelo Grupo para gerir a crise foram garantir a segurança dos colaboradores, graças a um processo de evacuação de todas as áreas por risco de eletrocussão, desligamento de equipamentos e fornos, montagem de um comitê de crise e envolvimento de profissionais capacitados, entre eles, eletricistas, técnicos de segurança e supervisores de produção.
Segundo ele, para o plano de retomada industrial, foram criadas equipes multidisciplinares responsáveis pela limpeza, organização e revisão de setores e equipamentos. A fábrica também fez um levantamento detalhado das perdas e de quais eram as necessidades de reposição tanto em equipamentos, como em materiais. Para auxiliar na volta mais rápida da operação, a empresa também alugou alguns equipamentos que haviam sido danificados de maneira permanente e desenhou um plano de recuperação da produção, implementação e acompanhamento junto a seus especialistas. “A celebração da retomada completa da produção na fábrica aconteceu em agosto e foi celebrada com muita alegria em um almoço de boas-vindas com a participação de todos os funcionários”, conta Cino. 

                                                            
Tendo em vista que as chuvas atingiram toda a região, a Roca desenvolveu, também, um comitê de apoio, junto ao setor de Recursos Humanos, para auxiliar os funcionários que tiveram as suas casas atingidas pela enchente. Com férias coletivas para cerca de 75% dos colaboradores, o Grupo também criou um canal de comunicação exclusivo para o esclarecimento de dúvidas, identificação e suporte aos funcionários diretamente atingidos, o #SomosRoca. Eles receberam apoio psicológico da unidade e doações de roupas, calçados, brinquedos e alimentos para superarem o momento de dificuldade ao lado de suas famílias.

Fotos: Divulgação

Após enchente, Roca Brasil retoma atividades fabris na unidade de Recife (PE)
Compartilhe esse post:

Comentários