ArcelorMittal investe na melhoria da comercialização de energia - Revista Anamaco

Investimentos

ArcelorMittal investe na melhoria da comercialização de energia

Texto: Redação Revista Anamaco

A ArcelorMittal, membro da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), anuncia investimento na melhoria do ambiente de comercialização de energia no Mercado Livre de Energia, aportando R$ 3,5 milhões na Beenx (Brasil Energy Exchange).
A empresa, sediada em São Paulo, entrou em operação no mercado brasileiro como a primeira one stop shop (empresa que oferece múltiplos produtos ou serviços aos seus clientes, tudo em um mesmo lugar ou sob o mesmo teto) de energia para a negociação de energia elétrica, certificado de energia limpa e produtos financeiros em um mesmo ambiente 100% digital.
A iniciativa faz parte de um pool inicial de investimento em inovação aberta que envolveu as empresas AES Brasil, empresa geradora de energia 100% renovável, Eneva, GooDz Capital, Fohat Corporation, além da própria ArcelorMittal, via Açolab Ventures. No total, foram R$10,5 milhões.
Rodrigo Carazolli, gerente geral de inovação e novos negócios da ArcelorMittal, explica que a Beenx foi criada para atender aos consumidores empresariais que atuam no “mercado livre” do setor elétrico brasileiro e que respondem, atualmente, por quase 40% da energia elétrica consumida no Brasil.
Segundo ele, outra novidade para o segmento de comercialização de energia é a abertura que a Beenx viabiliza para o setor financeiro, que poderá atuar, diretamente, no atendimento das empresas, dentro da própria infraestrutura de mercado via transações totalmente digitais, seguras e com menor custo para as contrapartes.
Essa vantagem, de acordo com o gerente, ocorre em função da avançada tecnologia que sustenta o ambiente de operação, resultando em agilidade e economia para as negociações desse mercado - que ainda duram dias e são feitas pelo telefone ou e-mail na grande maioria. “As instituições financeiras ganham mais espaço no mercado energético, além de poderem projetar novos produtos financeiros para atender esse segmento tanto no real como no futuro “real digital””, pontua.
Para a ArcelorMittal, o investimento na administradora de infraestrutura de mercado, está alinhado à sua política de investimento em inovação. O relacionamento com a Beenx se iniciou em 2018, com uma parceria técnica para fomentar o desenvolvimento da solução. “A ArcelorMittal está em sintonia com as tendências globais e quer ser protagonista em iniciativas que corroboram para a eficiência energética. O aporte reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do país trazendo novas tecnologias e soluções para o setor de energia”, avalia Carazolli.
Até o momento, o Açolab Ventures, que é gerido pela Valetec Capital, investiu em outras três startups: Agilean e Modularis Offsite Building (ambas do segmento de construção) e Sirros (focada em IoT). "O setor elétrico passará por uma reestruturação cujo um dos pilares é a digitalização/automação dos processos, com objetivo de fomentar um mercado dinâmico que em um futuro próximo estará negociando energia por hora, no mercado livre. A Beenx é uma empresa que permitirá a adequação a este novo modelo, trazendo agilidade, produtividade, segurança das informações e robustez no compliance, alguns dos principais objetivos da Diretoria de Suprimentos e da área de Energia da ArcelorMittal”, explica Marcio Fenelon, gerente de Energia e Gases.
Nessa primeira fase, a primeira one stop shop digital de energia brasileira entra em operação com participantes convidados de vários setores e perfis do segmento industrial, que já terão à disposição ativos de energia e financeiro com alto grau de liquidez. “Decidimos organizar a nossa operação por ciclos para garantir que todos os nossos clientes tenham acesso às vantagens de negociar energia conosco, de forma adequada ao timing e necessidades de cada um deles”, explica Igor Ferreira, CEO da Beenx.

Foto: Divulgação

 

 

ArcelorMittal investe na melhoria da comercialização de energia
Compartilhe esse post:

Comentários