Atlas anuncia investimentos de R$ 405 milhões para os próximos anos
Texto: Redação Revista Anamaco
Encontro realizado pela Atlas, iniciado ontem, 9 de setembro, no Pullman Hotel, em Guarulhos (SP), marcou o restabelecimento completo das operações da empresa após as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul em 2024. Denominado ‘Novos Caminhos’, o evento reuniu 790 representantes do setor de tintas do Brasil e do exterior, entre varejistas, atacadistas e especialistas, em torno dos projetos para os próximos anos e para uma feira de negócios voltada a pequenos revendedores do Estado de São Paulo.
De acordo com Márcio Atz, diretor-Geral da Atlas, a recuperação total do que as águas danificaram finalizou-se em julho, quando a última máquina importante voltou a operar. “Saímos mais fortes da experiência que tivemos com a tragédia, com a retomada, reorganização e reinvestimentos. Esse evento é muito mais otimista”, afirmou.
Criada em 1966, como um departamento para a produção de pincéis para pintura dentro da fábrica de vassouras da Betanin, a Atlas, hoje, com um portfólio de 1.560 itens, é uma marca independente, fruto de erros, aprendizados e acertos ocorridos ao longo dos anos.
Com nova estrutura de negócios, mais abrangente e diversificada, com núcleos administrativos especializados, a empresa aumentou sua linha de produtos em 300%, nos últimos dez anos, com renovação anual. “Somente nesta semana, 60 novos skus estão sendo lançados, entre fitas adesivas imobiliárias e assentos sanitários principalmente, em Atlas Pintura, em Powertech, em Atlas Casa”, revelou Atz.
O diretor-Geral da companhia anunciou, também, os investimentos programados, a exemplo do protocolo de intenções assinados com o governo do Rio Grande do Sul e prefeitos dos municípios de Esteio, Sapucaia e Canoas, para a aplicação de R$ 50 milhões na fábrica de fita crepe, adquirida da Saint-Gobain no ano passado, negócio já aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Segundo ele, a unidade passa por um processo de atualização, melhorias e manutenções, para o funcionamento adequado ao negócio da Atlas. Novas máquinas e equipamentos já foram comprados, com previsão de chegada entre outubro e maio do ano que vem.
Outro projeto previsto é o direcionamento de R$ 155 milhões no parque fabril de Esteio, dos quais R$ 40 milhões serão dedicados ao negócio de assentos sanitários. “Estamos entrando no segmento de médio luxo, com um pouco mais de design, com cerca de 60 modelos para diferentes louças sanitárias do Brasil”, contou Atz.
De acordo com o executivo, o mercado de assentos representa, atualmente, entre 12% e 13% do faturamento da linha Casa. O objetivo é que ele passe de 15% até o final deste ano, aumentando sua importância nos próximos anos, inclusive atendendo a mercados internacionais.
O Grupo InBetta, do qual a Atlas faz parte, deverá ganhar, ainda, um novo Centro de Distribuição, com investimentos de R$ 200 milhões, também em Sapucaia do Sul, com 75 mil m². O CD deverá centralizar a operação de todas as marcas, reforçando a capacidade logística e a atuação em todo o País.
No segmento de tintas, o destaque é a entrada da marca no mercado de fitas adesivas imobiliárias, com foco em aumentar a relevância da empresa de forma significativa nos próximos anos. “Estamos começando com fita azul, fita branca e alguns outros complementos, mas deveremos, aos poucos, ir construindo um portfólio maior”, explicou o executivo. A fábrica está operando há três semanas, com vendas recém-iniciadas.
A linha de pintura profissional vem recebendo atenção, também, com ferramentas de alto rendimento e atendimento de uma equipe focada no segmento. “É um negócio estratégico”, ressaltou.
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