Atuação em benefício do setor - Revista Anamaco

Covid-19

Atuação em benefício do setor

Texto: Redação Revista Anamaco

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) promoveu hoje (19/06), no canal da entidade no YouTube, videoconferência com o tema: "Atuação Parlamentar pelo Comércio e Serviços no Setor de Material de Construção". A webinar contou com a participação dos deputados federais Capitão Augusto (PL/SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Material de Construção (FMC), e Efraim Filho (DEM/PB), presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio, Serviços e Empreendedorismo  (FCS).
Mediada por Waldir Abreu, superintendente da Anamaco, e com a participação da diretora de Relações Institucionais da entidade, Daniele Alonso, a live teve como destaques a apresentação e o andamento de projetos que visam beneficiar de empresários do setor, diante dos efeitos da pandemia de Covid-19
No início, Daniele frisou a importância do trabalho desenvolvido no Congresso Nacional para a aprovação de medidas em prol do setor de material de construção, no qual apenas o varejo  contribui com 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. "Com esta pandemia, percebemos claramente a importância de união com os parlamentares para que alcançássemos vitórias como a inclusão do setor como atividade essencial, entre outros benefícios", comentou.  

      
O Capitão Augusto afirmou que o principal objetivo é somar forças para a aprovação de medidas que beneficiem o setor, através do trabalho de informar a importância e solicitar apoio dos parlamentares. "Fazemos um trabalho de base junto aos parlamentares, aos líderes dos partidos. Explicamos a importância de aprovação dos projetos para não perdermos votos", disse Augusto. 
Em seguida, o deputado Efraim Filho falou sobre a desafiadora missão de aprovar pautas próprias da categoria de comércio e serviços. "O setor de comércio e serviços é o que mais emprega, mais paga tributos e não tem voz na hora de debater sua agenda. Lutamos para mudar isso e dialogar e nosso grande desafio", explicou. 
Segundo ele, o empresário brasileiro, hoje, é um herói que batalha para atravessar a crise atual e que, uma das conquistas recentes foi a aprovação da MP 936/20, que trata das relações de emprego - entre outras medidas, a prorrogação da suspensão dos contratos de trabalho deverá valer por mais 60 dias - que foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e aguarda a sanção por parte do presidente Jair Bolsonaro. "Esperamos que seja sancionada o quanto antes, para garantir a sobrevivência das empresas". 

      
Outra medida apontada como fundamental para os lojistas é a MP 975, que trata das concessões de linhas de crédito aos micros, pequenos e médios empreendedores, cuja relatoria está a cargo de Efraim Filho. Segundo ele, o problema é que os recursos não estão chegando à ponta por conta da burocracia, alta taxa de juros, rigor excessivo nos critérios de liberação do dinheiro e solicitação de garantias reais. Os bancos não estavam repassando os recursos por falta de garantias e para que houvesse uma solução, buscou-se o apoio da equipe econômica, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Como resultado, o governo deverá se responsabilizar pela garantia e, além disso, as taxas de juros serão baixas - na faixa de 1% ao mês - com melhores prazos para pagamento (até 60 meses). A expectativa é de que sejam emprestados às empresas R$ 80 bilhões. "Vamos levar o olhar do setor produtivo. Quem mais precisa neste momento são os pequenos e médios lojistas e o histórico de bom pagador vai valer. Este dinheiro chegará aos que mais precisam", finalizou. 

Fotos: Reprodução da Internet

Atuação em benefício do setor
Compartilhe esse post:

Comentários