Belgo Arames celebra o Dia do Orgulho LGBTI+ com avanços em inclusão
Texto: Redação Revista Anamaco
Em 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, a Belgo Arames reforçou seu compromisso com esse público. Este ano, a empresa realizou na sua sede, em Contagem (MG), o Programa Líder Inclusivo, que promoveu encontros com lideranças administrativas e operacionais para discussões de conceitos básicos e exercícios práticos sobre a comunidade LGBTI+ e as particularidades de liderar equipes diversas.
A ação é fruto do trabalho de um grupo de afinidade composto por pessoas voluntárias dedicadas ao tema. Além de formações para combater preconceitos e vieses inconscientes, dentre as conquistas deste grupo está a adoção do nome social, escolha do pronome e identificação dos banheiros pelo gênero que a pessoa se identifica.
Segundo o último Censo de Diversidade, aplicado em 2024, a Belgo identificou que seu público LGBTI+ tem uma boa percepção do ambiente de trabalho. Já o ranking do Programa Global de Equidade no Trabalho da Human Rights Campaign Foundation (HRC), Instituto Mais Diversidade e Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ confirma isso ao posicionar a companhia, pela segunda vez consecutiva, como uma das Melhores Empresas para pessoas LGBTI+ trabalharem no Brasil.
Para além dos muros das fábricas, a Belgo tem investido em projetos sociais cada vez mais inclusivos. Na cidade de Feira de Santana (BA), por exemplo, a empresa oferece qualificação profissional em cursos de costura, modelagem e criação de figurinos e adereços para 100 jovens autodeclarados LGBTQIA+.
A formação de 196 horas - em parceria com o Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) -, além de revelar novos talentos, pretende impulsionar novos negócios, fomentar a geração de renda e preparar os jovens para o mercado de trabalho.
Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames, explica que a empresa conta com parcerias para seguir evoluindo na pauta sobre os direitos do público LGBTI+ dentro e fora do mercado de trabalho. “Temos uma longa jornada, mas parcerias com diversas instituições que contribuem para a luta a favor dos direitos deste público são fundamentais para o nosso aprendizado e amadurecimento como uma empresa que aceita as pessoas como elas são”, finaliza.
Foto: Divulgação