Boas práticas de gestão
Texto: Redação Revista Anamaco
A programação de palestras do dia 10/04 do Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX - organizadora da Feicon - teve como destaques temas voltados à melhoria da gestão das lojas de material de construção e dicas sobre o que pode ser feito para que as práticas comerciais sejam conduzidas de maneira ética e transparente.
O primeiro palestrante foi o proprietário do Galpão Casa e Construção (RJ), Caio Martins. A loja vem alcançando expressivos resultados sem grandes custos, graças ao bom trabalho realizado nas redes sociais.
Ele apresentou o tema: "Como vender um mês em um um dia na loja usando as redes sociais?”, provocando se é possível uma loja de material de construção vender um mês em um dia. O palestrante explicou como as redes sociais podem impulsionar a loja a atingir resultados melhores resultados nas vendas.
Ele contou que tudo começou em 2017 quando abriu a Galpão Casa e Construção, que vai contra o que se diz para o varejo, pois ficava em um bairro só de chácaras, em uma rua que não tinha nem asfalto.
Na época, ele tinha uma indústria de portas e vendia para lojistas. Quebrou e não tinha dinheiro nem para pagar os funcionários. O pai dele sugeriu que ele não desistisse. Em 2020, demoliu a loja e montou outra, mas em seguida veio a pandemia e ele quebrou novamente. Foi então que decidiu usar mecanismos para atrair os clientes. “Toda dificuldade pode estar te preparando para o próximo passo”, afirmou.
Usando as redes sociais, começou a trajetória de crescimento - muitos concorrentes não usavam este meio para aumentar o número de clientes.
Martins comentou que investiu em cursos para aprender mais sobre as técnicas para uso das redes sociais, o que foi fundamental para melhorar ainda mais o desempenho no varejo. Hoje, tem uma loja de material de acabamento de 12 mil metros quadrados e uma loja conceito no centro de Volta Redonda. Mais de 70% do faturamento é fruto de vendas para clientes de outros municípios.
Entre as dicas apresentadas, destacou: ter um Instagram engajado, comunicando-se com eficiência com os consumidores, trabalho realizado junto com a equipe de vendas, fazer um bom calendário de marketing, aproveitando ocasiões como aniversário da loja para divulgar as novidades e as promoções que acontecerão na oportunidade.
A palestra seguinte teve como tema: "Reality Shows na Construção Civil: O Poder do Entretenimento que Ensina e Conecta Públicos”, ministrada por Camilo Leles. Ele é gerente de Comunicação, Branding e Marketing Digital na Saint-Gobain Produtos para Construção atuando com as marcas Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover e Ecophon e professor de Plataformas Digitais e Comunicação no MBA e Graduação na Anhembi Morumbi.
Ele comentou de que forma reality shows da construção civil vão além do entretenimento, tornando-se poderosas ferramentas de capacitação e engajamento. A palestra explorou como esses programas inspiram profissionais, aproximam marcas e conectam diferentes públicos do setor.
O reality show Pedreiro Top Brasil, um projeto da Quartzolit, tem como objetivo dar destaque a esses profissionais.
O reality show mostra provas de pedreiros em canteiros de obras. O programa foi criado em 2023, em homenagem ao Dia do Pedreiro. As provas simulam situações do dia a dia da construção civil, como rebocar paredes, levantar colunas, impermeabilizar superfícies, fixar telhas, rufos e cumeeiras. Os competidores são divididos em duplas, representando cada uma das regiões do Brasil e acontecem etapas classificatória, regional e nacional. Osvencedores recebem uma premiação em dinheiro e um troféu.
Ele explicou que esse modelo para levar conhecimento, com argumentação técnica, foi escolhido porque o brasileiro é apaixonado por reality shows e os resultados foram extremamente positivos. “É um reality de muita qualidade, que atingiu mais de 2,5 milhões de telespectadores e mais de 23 milhões de visualizações no YouTube” contou Leles.
O terceiro tema do dia foi: "Estratégias de Logística e Compras integradas: como melhorar suas vendas e a performance do seu estoque”, ministrada por Marcel Oda, que tem mais de 37 anos de experiência executiva e acadêmica. É mestre em Gestão Integrada e tem MBA em Logística Empresarial e Consultoria.
Na palestra, ele abordou a nova visão de compras e logística, a importância da análise e classificação de produtos além da curva ABC e o modelo de reposição integrado.
Ele afirmou que o giro vem antes da margem de lucro e para que isso funcione é preciso ter uma eficiência operacional muito grande.
Oda frisou que estamos na era do serviço agregado à loja e o papel da loja física tem a tendência de progredir baseada na experiência, em oferecer soluções com assertividade e é necessário estar preparado para essa revolução.
Para isso, um dos aspectos a serem alterados é mudar o modelo tradicional, onde se compra apenas pelo preço, a logística é vista como custo e os estoques estão desequilibrados. "É precioso usar tecnologia, Inteligência Artificial, negociar melhor com os lojistas. Acabou a era da barganha”, comentou, acrescentando que "o segredo do sucesso do varejo está na gestão do estoque. Nós vendemos disponibilidade”, ensinou.
Segundo Oda, a tríade do sucesso é a intersecção entre compras, vendas e logística e hoje existem sistemas a baixo custo para facilitar essa integração.
Logo em seguida, o público presente acompanhou a palestra: "Jornada de transformação - uma parceria de sucesso", conduzida por “Margaret Candossim e Carlos Racuia. Ela é palestrante e consultora em Marketing & Vendas, especialista em Comunicação e Merchandising para o varejo da Construção. Racuia é diretor Comercial do Fera Atacado, empresa do Grupo Racuia especializada na distribuição de material de construção. Sob sua liderança, a empresa triplicou o faturamento por meio de melhorias operacionais, controle de estoque, gestão de equipe, negociações estratégicas com fornecedores e implementação de canais online próprios, como aplicativo e portal B2B.
Na apresentação, Margaret alertou que o novo consumidor quer uma e experiência de compra positiva, para que volte a comprar na loja, quer informação imediata, exige um atendente que seja consultor - o vendedor tradicional fica para trás - são pouco fiéis. “Para ter clientes fiéis, é fundamental oferecer bons produtos e serviços. O Valor está no pacote oferecido”, realçou.
Ela acrescentou que o consumidor de hoje não se prende a marcas e troca facilmente se não for bem atendido.
Racuia contou que é a terceira geração do Fera Atacado e destacou que as lojas eram bem construídas, mas precisavam de uma revitalização. O projeto feito em parceria com a Candossim levou em conta o público atendido e o que se pretendia atingir. Houve mudanças em várias áreas, com atenção especial a valorização e bem estar dos funcionários, conforto e agilidade no atendimento ao cliente, aprimoramento de comunicação visual e destaque de marcas, eficiência logística e soluções ágeis.
Foto: Márcio Nami/Grau 10 Editora