Pesquisa

Busca por crédito recuou 12,7% em maio, indica pesquisa da CNDL e do SPC Brasil  

Texto: Redação Revist Anamaco

De acordo com o Indicador de Demanda por Crédito, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a busca por crédito no País caiu 8,76% em maio em relação mesmo mês de 2024. Na passagem de abril para maio, o número de consultas cedeu 12,70%.
José César da Costa, presidente da CNDL, observa que a queda expressiva nas consultas por crédito e o baixo percentual de efetiva contratação indicam tanto uma desaceleração da atividade econômica do País, quanto uma insegurança dos consumidores com medo do endividamento ou exclusão do sistema de crédito. “O Brasil passa por um momento sensível, com juros elevados que impactam diretamente no orçamento das famílias”, pontua.
Analisando o perfil do consumidor que buscou crédito em maio, a pesquisa indica que o público predominante é o masculino, com participação de 53,31%. Na abertura por faixa etária, a participação mais expressiva é de pessoas na faixa de 40 a 49 anos, que representou 24,64% do total.
O indicador aponta, ainda, que, do público consultado, 0,92% contrataram algum serviço de crédito. Os dados mostram que desse público, 95,71% contrataram Empréstimo e 2,88% Financiamento, totalizando 98,59%. Lembrando que um mesmo CPF pode contratar mais de um produto.
Na abertura por grupos financeiros que realizaram consultas em maio, o grupo com participação mais expressiva no Brasil foi Intermediação monetária depósitos à vista (34,80%), seguido por Atividades auxiliares dos serviços financeiros (23,58%), que totalizam 58,39% das consultas.
No momento da consulta, 34,53% dos consumidores possuíam alguma restrição ativa. “O retrato financeiro do consumidor brasileiro é de clara contração e fragilidade, em um contexto de aperto monetário, restrição fiscal e crescente risco social. Mesmo quando há quitação de dívidas, o consumidor está em situação tão vulnerável que volta rapidamente ao endividamento”, alerta Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil.
Na análise por região, o Sudeste apresentou a maior participação no número de consultas em maio, com 46,20%, seguido pelo Nordeste (21,63%), Sul (17,47%), Centro-Oeste (8,29%) e Norte (6,40%).

Foto: Adobe Stock

Busca por crédito recuou 12,7% em maio, indica pesquisa da CNDL e do SPC Brasil  
Compartilhe esse post:

Comentários