Busca por eficiência - Revista Anamaco

Perfil de Líderes

Busca por eficiência

Empresa investe em produtividade, segurança da informação e proximidade com clientes como forma de enfrentar os desafios do mercado 

COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2023
Corantes Líquidos - Terceiro Lugar e Menção Honrosa* Grandes Clientes
Esmaltes à Base de Água - Terceiro Lugar e Menção Honrosa* - Grandes Clientes
Esmaltes à Base de Solvente - Terceiro Lugar e Menção Honrosa* - Grandes Clientes
Tintas para Paredes, Tetos e Fachadas - Terceiro Lugar - Pulverização e Grandes Clientes - Menção Honrosa* - Grandes Clientes
Tintas para Pisos  e Sistemas Tintométricos - Terceiro Lugar e Menção Honrosa* - Grandes Clientes

 *Menção Honrosa: indústria obteve a melhor Avaliação Geral no seu segmento, excluindo as empresas classificadas em primeiro e segundo lugar

Texto: Redação Revista Anamaco
Foto: Divulgação

Em períodos de diversos desafios impostos pelo mercado e pela economia, os negócios merecem uma atenção especial e parar não é o caminho. É dessa forma que o Grupo Iquine vem conduzindo suas estratégias e enfrentando volatilidade, variações de petróleo e cambiais, que impactam os custos de matérias-primas e dificultam o planejamento a médio prazo.
Um dos caminhos adotados pela companhia é a busca pela maior eficiência operacional e pela maior segurança da informação, consideradas desafios crescentes e fundamentais para gerar maior competitividade ao negócio.
De acordo com o CEO do Grupo Iquine, Eduardo Moretti, existe uma preocupação muito grande com o aumento de produtividade e melhoria de processos visando não apenas à maior eficiência, mas principalmente à melhoria contínua da qualidade dos produtos e de toda a experiência do cliente.
Todos esses ganhos são importantes diante das dificuldades enfrentadas pelas empresas do setor. “Apesar de segmento de tintas apresentar um crescimento em torno de 1,5% e o varejo de construção civil registar queda de 6% sobre o ano passado no acumulado, há expectativa positiva nas vendas de material de construção na Black Friday, que ocorre neste mês de novembro”, afirma Moretti. “Mesmo assim, os volumes de vendas estão alinhados com o crescimento do mercado e o faturamento apresenta um leve crescimento em função de recuperação de preços médios e a mudança de mix de produtos”, revela.
O trabalho direcionado aos revendedores tem sido outra vertente importante nesse crescimento. O executivo explica que foi intensificada a cobertura da equipe de trade nos pontos de venda, com suporte ao cliente e apoio na decisão de compra do consumidor. “Temos aumentado os canais de comunicação com nossos públicos estratégicos como é o caso da plataforma digital de relacionamento, o Iclub, que é uma comunidade para pintores e profissionais do setor e tem como objetivo levar mais conhecimento e capacitação para elevar o nível de serviço e atendimento em toda a cadeia”, destaca Moretti.
Os projetos voltados à eficiência operacional deverão continuar em 2024, com objetivo de explorar as sinergias produtivas das plantas, ampliar a capacidade de atendimento e gerar ganhos logísticos. “Planejamos iniciar um projeto de jornada do consumidor, para apoiar o varejo diante do aumento exponencial de meios e canais pelos quais o consumidor efetua a compra, com grande concorrência de marcas e produtos, que se inicia nos meios digitais, bem antes do consumidor chegar às lojas”, conta.
Para Moretti, 2024 ainda deverá ser de incertezas, com uma complexa situação geopolítica mundial e baixa expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro, porém com menor taxa de desemprego e maior renda, que podem gerar alta da demanda. 

EDUARDO MORETTI Os volumes de vendas estão alinhados com o crescimento do mercado e o faturamento apresenta um leve crescimento 

Busca por eficiência
Compartilhe esse post:

Comentários