Capacitação e valorização do setor - Revista Anamaco

Capacitação

Capacitação e valorização do setor

Texto: Redação Revista Anamaco 

O presidente da Juntos Somos Mais, Antônio Serrano; o diretor de Mercado da Associação Brasileira do Cimento Portland (ABCP), Valter Frigieri Junior; e o cofundador da Worcademy, Marco Contreras, foram os convidados da videoconferência realizada, hoje, pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que contou com a mediação de Geraldo Defalco e Waldir Abreu, respectivamente, presidente e superintendente da Anamaco.
Os executivos debateram o tema “Qualificação Profissional no Comércio e do Empreendedor Individual na Área de Material de Construção”, inclusive como forma de valorizar o setor como um todo. A união de esforços em torno da capacitação e de ações que destaquem a relevância do setor, especialmente no papel de desenvolvimento social que possui foi um dos principais pontos discutidos.

                                 

Para Serrano, a qualificação profissional é de grande importância, especialmente diante do fato de cerca de 7% da população economicamente ativa no mundo estar na construção civil. “Se melhorar a capacitação, melhora tudo”, disse. Segundo dados apresentados por ele, 45% das lojas de material de construção são de gestão familiar, sem qualificação.
Segundo ele, pela plataforma de cursos da Juntos Somos Mais, passam entre 40 mil e 50 mil pessoas ao mês, o que ainda está longe dos objetivo da empresa. “Esse número ainda não dá vazão ao que os profissionais precisam”, afirmou Serrano.
Contreras acredita que seja necessário consolidar todas as iniciativas de capacitação e dar continuidade ao trabalho, destacando a importância da colaboração dos diversos elos dessa cadeia. “Há gaps que precisam ser trabalhados e há muitos conteúdos sendo trabalhados sem levar em conta a competência”, observou. “O aprendizado tem de ser baseado em experiência e na prática”, completou.      

                                 
Frigieri Junior, por sua vez, ressaltou o papel social que a construção possui, não apenas na construção de moradia, que afeta diretamente a dignidade das pessoas, como na formação profissional que possibilita às famílias aumentar a renda, o acesso ao crédito e a geração de emprego.
Um dos aspectos citados por Serrano para melhorar a qualificação dos profissionais do setor é gerar interesse, aliado à geração de conteúdo de qualidade, contar com patrocínios e uma plataforma estável, além da participação de entidades do setor que possam, também, agregar governos e órgãos como o Sebrae. “A proposta da Anamaco é construir um setor representativo, agregar tosas as pontas e tornar a ação mais dinâmica”, completou Defalco.
Para o diretor da ABCP, é fundamental trabalhar frentes que gerem valor ao setor, como essencial no papel social e passar ao governo e à sociedade a importância que possui no desenvolvimento do País e das próprias pessoas.
Uma conclusão que fica é que o setor precisa ter seu protagonismo reconhecido e a capacitação é uma das bases para que o consumidor final tenha seu sonho realizado e não uma dor de cabeça durante uma obra ou reforma.
O desafio é consolidar essa união entre os participantes do setor, formar modos de capacitação interessantes e úteis, envolver o governo e desenvolver ações que deem ao setor a importância no desenvolvimento do País.

 

Fotos: Reprodução da Internet

Capacitação e valorização do setor
Compartilhe esse post:

Comentários