Consumidores confiantes

Cenário econômico mais positivo puxa a alta da confiança do paulistano

Após ter registrado queda nos meses de agosto e setembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), voltou a subir em outubro impulsionado, principalmente, pela melhora já consolidada do cenário econômico atual.

No mês, o indicador do município de São Paulo atingiu 102,8 pontos, ante os 99,7 verificados em setembro, o que representa alta de 3,2%. Na comparação com o mesmo mês de 2016, quando o índice marcou 106,0 pontos, houve uma redução de 3%. O ICC tem uma escala de pontuação que varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Os dois componentes do indicador voltaram a registrar alta em outubro. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) cresceu 4,1%, ao passar de 70,1 pontos em setembro para os atuais 73 pontos em outubro, enquanto o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) registrou avanço de 2,8%, passando de 119,4 para 122,7 pontos. No comparativo anual, o ICEA apresentou alta de 23,5%, e o IEC registrou queda de 10,6%. 

Na avaliação da assessoria econômica da FecomercioSP, o cenário de inflação e juros em queda, indícios de recuperação do mercado de trabalho, entre outros fatores foram os principais responsáveis pela recuperação do ICC. Além disso, com o aparente encerramento da crise, a agenda de reformas deve ser retomada e, provavelmente, acelerar a retomada da confiança dos consumidores. 

Cenário econômico mais positivo puxa a alta da confiança do paulistano
Compartilhe esse post:

Comentários