Cerca de 80% das famílias tiveram redução de renda no primeiro semestre - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Cerca de 80% das famílias tiveram redução de renda no primeiro semestre

 

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com o estudo Consumo e Renda das Famílias, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), cerca de 80% das famílias tiveram redução de renda no primeiro semestre.  
A queda provocada pelo aumento do desemprego, insegurança e mudanças de hábito, durante a pandemia de Covid-19, teve seu impacto mitigado na classe E por conta do pagamento do auxílio emergencial, que foi mais intenso para os 22% da população atualmente localizada nessa faixa de renda.
O levantamento aponta que apesar do total da renda média ter aumentado 3,3% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2019, 78% de famílias, das classes A, B, C e D, tiveram queda na renda.
A distribuição de consumo mostra maior concentração em produtos, principalmente básicos, nas faixas mais baixas de renda, e de serviços dentre os mais ricos no primeiro semestre deste ano.
No curto prazo, a FecomercioSP acredita que os extremos estarão menos suscetíveis aos problemas econômicos, pois os programas de renda devem se manter para faixas baixas de renda e, no lado oposto, existe a possibilidade do uso de dinheiro guardado na poupança com maior chance de preservação do emprego.
No grupo do meio é que os efeitos da crise devem ser efetivamente sentidos diante de seu padrão de consumo, dos efeitos e da localização da inflação, além dos riscos para manter o emprego devido à crise e ao fim das medidas emergenciais.

Foto: Adobe Stock

Cerca de 80% das famílias tiveram redução de renda no primeiro semestre
Compartilhe esse post:

Comentários