Economia

Comércio desacelera

Depois de dois meses consecutivos apresentando taxas de crescimento expressivas (alta de 1,4% em maio e de 1,8% em junho), o movimento varejista nacional abriu o segundo semestre de 2009 com um ritmo de expansão mais moderado.
Em julho, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve crescimento de 0,6% em relação o mês anterior, na série já livre de influências sazonais.
Dentre os segmentos do varejo que se destacaram no mês de julho, a proximidade do dia dos Pais, as promoções anunciadas pelos varejistas e as baixas temperaturas registradas proporcionaram elevação de 1,9% no movimento nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.
Na outra ponta, no campo negativo, o setor de material de construção foi o destaque de queda em julho, recuando 3,2% o movimento comparativamente ao mês anterior, também já livre das influências sazonais.
O fato de que tivemos um mês de julho bastante chuvoso, especialmente no centro-sul do País, pode ser uma das causas a explicar o baixo desempenho deste segmento em julho, uma vez que este também foi beneficiado por medidas de isenções tributárias conduzidas pelo Governo Federal e, por conta disto, vinha demonstrando sinais de recuperação ao longo do segundo trimestre.
Com o resultado de julho, no acumulado do ano o setor de material de construção registra baixa de -13,5%.

Comércio desacelera
Compartilhe esse post:

Comentários