Comunidade Porto de Areia ganha Moradia Semente Eco Sustentável - Revista Anamaco

Responsabilidade social

Comunidade Porto de Areia ganha Moradia Semente Eco Sustentável

Texto: Redação Revista Anamaco 

Em parceria com as empresas Amanco Wavin, Esquadrisul e Fuplastic e com a ONG Biosaneamento, a Teto Brasil, ONG com atuação nas comunidades mais precárias e invisíveis do País, realiza a construção da primeira Moradia Semente Eco Sustentável de sua história. A casa, feita de blocos de plástico reciclado, foi erguida em 15 horas e concluída em 01 de julho, na comunidade Porto de Areia, em Carapicuíba (SP), local fundado por catadores de lixo reciclável, no qual a Teto atua há mais de sete anos. Essa é a primeira de 1.000 moradias que os parceiros querem construir juntos no Brasil.
A construção é o piloto do que vem a ser a versão mais sustentável da Moradia Semente, projeto premiado da Teto Brasil lançado no início deste ano. Essas moradias são projetadas para atender a famílias em situação de hiper vulnerabilidade, substituindo barracos feitos de lona e madeirite por um abrigo de 27 m² que, além de portas e janelas - essas pela parceria com Esquadrisul -, oferece espaço para três cômodos, incluindo banheiro, instalação hidráulica e instalação elétrica.
Os blocos de plástico foram desenvolvidos pela Fuplastic. O telhado também é feito de material 100% reciclável que, neste caso, são caixinhas de leite, de suco e de creme dental. A casa conta, ainda, com uma solução de captação de água da chuva, placas de energia solar e material da marca Amanco Wavin, que foi utilizado em toda instalação hidráulica (esgoto e água fria), nas calhas de captação de águas pluviais e em toda a linha de eletrodutos rígidos e seus complementares para instalação elétrica. Colaboradores da Amanco também participaram como voluntários da instalação desse material.
A ONG Biosaneamento, por sua vez, atuou com o fornecimento e instalação de um sistema para tratamento dos esgotos. O sistema é composto de um biodigestor e uma vala de infiltração do efluente. “Proporcionar uma moradia com pegada sustentável e que forneça conforto e segurança para brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade é uma iniciativa que temos orgulho de apoiar, visto que a ação se conecta com os pilares do nosso propósito que são abastecimento de água seguro e eficiente, melhor saneamento e higiene, contribuindo para a construção de cidades melhores e mais resilientes ao clima e oferecendo soluções eficientes e inovadoras para o melhor desempenho na construção”, afirma Glaucia Faria, gerente de Sustentabilidade da Amanco Wavin. 
Lucas Borges, gestor da Teto Brasil em São Paulo, destaca que a Moradia Semente Eco Sustentável é o projeto mais completo e robusto da Teto Brasil. “Além do impacto social que uma moradia, mesmo que emergencial, sempre tem na vida das pessoas que estão em situação de hiper vulnerabilidade, é um projeto com um significativo impacto ambiental, o que é especialmente importante quando a gente lembra que as favelas são os locais mais atingidos pelos efeitos da crise climática, como as inundações e as fortes chuvas", explica.
De acordo com Luiz Fazio, presidente da ONG Biosaneamento, a Moradia Semente Eco Sustentável representa dignidade para muitas famílias, que poderão contar com tratamento de esgoto adequado e sustentável. “Para a Biosaneamento, a consolidação desta parceria neste novo modelo de casa é fundamental para levar este projeto para mais famílias. Queremos, também, usar esta mesma tecnologia para fazer um projeto de módulos sanitários junto com a Teto”, frisa Fazio. 
Ao apoiar o projeto, voluntários, doadores e parceiros também ajudam no alcance de 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pautados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fotos: Divulgação - Montagem/Grau 10 Editora

Comunidade Porto de Areia ganha Moradia Semente Eco Sustentável
Compartilhe esse post:

Comentários