Confiança da construção fica relativamente estável em novembro, apura FGV Ibre - Revista Anamaco

Pesquisa

Confiança da construção fica relativamente estável em novembro, apura FGV Ibre

Texto: Redação Revista Anamaco 

O Índice de Confiança da Construção (ICST), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), ficou relativamente estável em novembro ao ceder 0,1 ponto, para 96,2 pontos. Na média móvel trimestral, o índice variou 0,1 ponto. 
A pesquisa indica que, no mês, a estabilidade do ICST foi influenciada tanto pelas avaliações sobre o momento atual quanto pelas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação atual (ISA-CST) permaneceu em 94,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-CST) passou para 98,1 pontos ao retrair 0,1 ponto.
Os dois indicadores que compõem o ISA-CST seguiram em direções opostas, porém, na mesma magnitude: o indicador de situação atual dos negócios cedeu 0,5 ponto, para 93,3 pontos; e o indicador de volume de carteira de contrato subiu 0,5 ponto, para 95,9 pontos. 
Os componentes do IE-CST também variaram em sentidos contrários: o indicador de demanda prevista nos próximos três meses subiu 1,2 ponto, para 100 pontos. E o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses caiu 1,5 ponto, para 96,1 pontos.
Já o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da construção recuou 0,3 ponto percentual (p.p.), para 79,0%. O NUCI de Mão de Obra também caiu 0,5 p.p., para 80,1%, enquanto o NUCI de Máquinas e Equipamentos avançou 0,9p.p., para 73,5%.

Foto: Adobe Stock

Confiança da construção fica relativamente estável em novembro, apura FGV Ibre
Compartilhe esse post:

Comentários