Confiança do empresário do comércio volta ao patamar de otimismo após seis meses - Revista Anamaco

Confiança melhora

Confiança do empresário do comércio volta ao patamar de otimismo após seis meses

Texto: Redação Revista Anamaco 

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 10,5% em outubro e alcançou 103,1 pontos, voltando ao patamar de otimismo (acima de 100 pontos) após seis meses. No comparativo anual, houve queda de 15,1%. De acordo com a pesquisa, a quarta alta mensal consecutiva ajudou o indicador a recuperar um total de 36,5 pontos desde junho, quando chegou a registrar a pior pontuação da série.
José Roberto Tadros, presidente da CNC, destaca a percepção cada vez mais otimista dos comerciantes, sobretudo com a proximidade das festas de fim de ano. “Mesmo no contexto de pandemia, as expectativas são de melhor desempenho do varejo no último trimestre, que será favorecido pelo aumento do faturamento com datas como a Black Friday e o Natal”, afirma Tadros.
Segundo o levantamento, os principais subíndices do Icec registraram crescimento, com destaque para aquele referente à satisfação dos comerciantes com as condições atuais (+27,9%), que chegou a 71,9 pontos, o terceiro avanço seguido do item, após cinco meses de quedas intensas. O indicador, contudo, ainda está 25,4% atrás do nível verificado em outubro de 2019.
Especificamente em relação à economia, os empresários do comércio se mostraram 37,7% mais satisfeitos do que em setembro. Izis Ferreira, economista da CNC responsável pela pesquisa, ressalta que esta foi a terceira alta consecutiva do item, que atingiu 57 pontos, após queda de mais de 90 pontos desde o início da pandemia (entre março e julho).
A pesquisa mostra, ainda, que o indicador que avalia as expectativas para o curto prazo - o único acima dos 100 pontos - avançou pela quarta vez seguida (+4,9%), alcançando 147,7 pontos e indicando que os comerciantes estão otimistas em relação à economia (+6,3%) e ao desempenho do comércio (+4,7%) e da própria empresa (+3,8%).
O índice que mede as intenções de investimento acumulou o terceiro aumento mensal consecutivo (+8,2%). O resultado positivo do item, que chegou a 89,7 pontos, foi puxado pelo aumento da intenção de contratação de funcionários, que retornou à zona positiva (acima de 100 pontos), subindo a 117,1 pontos após crescimento mensal de 14,2%.

Foto: Adobe Stock

 

Confiança do empresário do comércio volta ao patamar de otimismo após seis meses
Compartilhe esse post:

Comentários