Confiança do empresário industrial sobe em julho, mostra CNI - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Confiança do empresário industrial sobe em julho, mostra CNI

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de julho, calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou alta de 0,3 ponto em relação a junho, atingindo 62 pontos. Esse é o terceiro aumento consecutivo do indicador, o que mostra uma confiança maior e mais disseminada entre os industriais.
De acordo com o estudo, nos últimos três meses, o ICEI acumula alta de 8,3 pontos, distanciou-se da média histórica de 53,9 pontos e se encontra no maior patamar dos últimos 11 anos para o mês. O indicador varia entre 0 e 100, tendo em 50 pontos uma linha de corte que separa a confiança da desconfiança.
A pesquisa revela que o patamar no qual o índice se encontra é o mais elevado para um mês de julho desde 2010 e foi influenciado, principalmente, pela percepção mais positiva das condições da economia brasileira.
Entre os componentes, o Índice de Condições Atuais registrou avanço de 0,9 ponto, atingindo 55,7 pontos. Assim, afasta-se da linha divisória de 50 pontos, que separa uma percepção negativa de uma positiva das condições atuais. Esse aumento foi causado, sobretudo, pela percepção mais positiva a respeito da economia brasileira, que aumentou em 1,6 ponto e se encontra em 54,4 pontos. O Índice de Expectativas, por sua vez, se mantém um patamar elevado, com avanço de 0,1 ponto, atingindo 65,2 pontos.
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, observa que o índice de expectativas em relação à economia e à própria empresa nos próximos seis meses tem se mantido elevado. Além disso, a percepção sobre o momento atual também melhorou. “Mês a mês, estamos percebendo que a elevada confiança se consolida entre os empresários”, explica.
Para esta edição, foram entrevistadas 1.316 empresas, entre elas, 498 de pequeno porte, 500 médias e 318 grandes, entre os dias 01 e 07 de julho.

Foto: Adobe Stock

Confiança do empresário industrial sobe em julho, mostra CNI
Compartilhe esse post:

Comentários