Economia

Confiança em recuperação

De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) mostrou recuperação neste mês de setembro e alcançou 54,2 pontos. O levantamento feito pela entidade indica que foi o segundo mês consecutivo de crescimento do índice, o que representa um sinal importante para a recuperação da indústria. A pesquisa é elaborada considerando uma escala que vai de zero a cem pontos e resultados acima de 50 pontos indicam empresários confiantes.
A CNI destaca que o aumento da confiança foi mais intenso na indústria extrativa, segmento no qual o ICEI alcançou 57,7 pontos. Na indústria de transformação o índice fechou setembro com 53,6 pontos.
Na construção, o indicador chegou a 53,5 pontos. O índice leva em conta a avaliação das condições atuais sobre a economia brasileira e a empresa, considerando o horizonte dos últimos seis meses; além de expectativas para os próximos seis meses também em relação à economia brasileira e à empresa.
Apesar do pessimismo em relação às condições atuais, cujo indicador ficou em 46,2 pontos, os industriais estão mais otimistas com o futuro. O índice de expectativas para os próximos seis meses ficou em 58,2 pontos.
Por região, os otimistas foram os da Região Norte, onde foi apurado ICEI de 57,2 pontos. O Nordeste ficou em segundo lugar, com 56,9 pontos. O terceiro lugar foi ocupado pelo Centro-Oeste, com 55,6 pontos. Os industriais do Sul ficaram na quarta colocação, com 52,7 pontos. Por último, o Sudeste, com 52,2 pontos. Todos, porém, dentro do campo do otimismo.
A pesquisa foi realizada com 2.499 empresas. Desse total, 912 são pequenas indústrias, 967 são médias e 620 são empresas de grande porte.

Confiança em recuperação
Compartilhe esse post:

Comentários