Pesquisa

Confiança empresarial anda de lado e se mantém em patamar pessimista

Texto:Redação Revista Anamaco 

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), ficou praticamente estável em outubro, ao recuar 0,1 ponto, para 89,5 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice segue com tendência de queda, com um recuo de 0,7 ponto.
No mês, o Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) caiu 0,5 ponto, registrando 92,8 pontos. Com a queda, o índice retoma a tendência gradualmente declinante iniciada em janeiro deste ano, após subir discretamente no mês anterior, mantendo-se distante do patamar observado no segundo semestre de 2024, quanto operou próximo ao nível neutro dos 100 pontos.
O estudo mostra que, entre seus componentes, o indicador que mede a satisfação com a situação atual dos negócios retraiu 0,7 ponto, para 91,5 pontos, e o indicador que mede o nível de demanda no momento presente recuou 0,4 ponto, para 94,1 pontos.???????
Índice de Expectativas Empresariais (IE-E), por sua vez, avançou 0,3 ponto no mês, atingindo 86,2 pontos, interrompendo a sequência de quatro quedas seguidas. A pesquisa indica que a leve alta no mês foi determinada pela evolução do indicador que mede o otimismo com a demanda nos três meses seguintes, que avançou 1,9 ponto, para 85,3 pontos. No sentido contrário, o indicador que capta as expectativas em relação à evolução dos negócios seis meses à frente recuou 1,3 ponto, atingindo 87,4 pontos.

Foto: Adob Stock

Confiança empresarial anda de lado e se mantém em patamar pessimista
Compartilhe esse post:

Comentários